29 MAI 2023
Governo de Andradina faz campanha contra queimadas urbanas.
A união ente o Governo de Andradina, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar e a Defesa Civil Municipal, vai realizar no dia 03 de Junho de 2023, uma Campanha contra queimadas urbanas. A atividade que acontece na Praça Dr. Eduardo Ramalho (JBC), localizada na Rua Bandeirantes, será realizada das 08h às 11h, com o slogan: “Queimadas Urbanas: Apague Essa Ideia”.

“Com a proximidade do período de estiagem, se verifica um aumento exponencial de incêndios em coberturas vegetais, ocasionando danos ao patrimônio e, principalmente, ao meio ambiente e à saúde de idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios, destarte, demandando uma gestão ambiental compartilhada, mediante a adoção de boas práticas ambientais”, disse o coordenador da Defesa Civil de Andradina, e Diretor do Departamento de Modernização, Inovação e Gestão Administrativa, Luiz Ramos Netto.

A campanha evidencia a necessidade da prevenção a incêndios neste período, principalmente no mês de agosto, onde ocorrem queimadas urbanas com maior frequência.

“O objetivo da campanha é sensibilizar a população em relação aos perigos que as queimadas urbanas podem trazer à saúde pública e ao meio ambiente”, disse Ramos Netto.

Treinamento
No último dia 25, uma equipe de brigadistas da Prefeitura Municipal de Andradina participaram de um treinamento em Araçatuba para preparar as equipes para o enfrentamento de  incêndios. Esse treinamento vem ao encontro com as diretrizes do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, pois prepara brigadistas para o combate a sinistros dentro de seus municípios,

Segundo Ramos Neto, é de um bem inestimável para a cidade a realização de ações envolvendo o Comando do Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O Comandante do 20º Grupamento de Bombeiros e o Coordenador Regional de Defesa Civil – Interior/9, Capitão Spessoto, afirmou que essas ações preventivas e medidas de educação ambiental, servem de preparação para o combate a incêndios em coberturas vegetais. O Corpo de Bombeiros, comando de Araçatuba,  está realizando Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem (OPOE), que integram o “Programa Município Selo VerdeAzul”, que avalia as iniciativas da gestão de meio ambiente, e a formação de brigadas municipais para combate a incêndios. Chamadas de “Forças Vivas”, as brigadas tem um papel muito importante, principalmente na hora das “emergências”.