22 FEV 2024
EMPREGOS
SP tem menor taxa de desemprego em 9 anos. Andradina é destaque
O estado de São Paulo registrou a menor taxa de desemprego em 9 anos em 2023. Com isso, a economia paulista voltou ao índice registrado em 2013: de 7,5%. Os dados foram disponibilizados pelo IBGE e divulgados pela Fundação Seade.

O levantamento mostra ainda que o desemprego paulista foi menor que a média nacional, que ficou em 7,8% no ano passado. São Paulo teve ainda o maior contingente de empregados com carteira assinada em 2023 (11,4 milhões), seguido por Minas Gerais (4,3 milhões) e Rio de Janeiro (3,1 milhões).

Os setores que mais geraram vagas no estado foram Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas e Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

Andradina é destaque
Andradina, impulsionado por estratégias inovadoras e políticas públicas estruturadas, atingiu um marco histórico na geração de empregos em 2023. Dados da Plataforma Observatório Econômico, da Prefeitura Municipal de Andradina, utilizando informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostram um saldo positivo de 1.026 postos de trabalho, um aumento de 53% em relação a 2022. Este resultado eleva o total de empregos criados nos últimos três anos para 2.627.

A cidade se destacou regionalmente, conquistando o segundo lugar na geração de empregos em 2023 na Região Administrativa de Araçatuba, superando municípios maiores como Birigui e Penápolis. O setor de serviços emergiu como um protagonista essencial, contribuindo com 639 novos empregos, um crescimento de 178,0% em comparação com o ano anterior. Este desenvolvimento robusto no setor de serviços estabeleceu Andradina como um polo regional do segmento.

Notadamente, houve avanços significativos no segmento de logística, com destaque para transporte, armazenagem e correio, que juntos geraram 289 empregos. O setor de alojamentos e alimentação também prosperou, com 165 novas vagas. Paralelamente, o segmento de construção civil demonstrou um vigoroso crescimento, adicionando 188 postos de trabalho e impulsionando sua cadeia produtiva. O comércio, tanto atacadista quanto varejista, consolidou a criação de 146 novas oportunidades de emprego, evidenciando o fortalecimento do mercado interno local.

Os dados do Banco Central sobre o estoque de financiamento imobiliário em Andradina reafirmam esse crescimento econômico, mostrando uma expansão de 9,1% no setor entre setembro de 2023 e o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 242 milhões de reais.

O mercado de trabalho de Andradina mostrou-se inclusivo e dinâmico, oferecendo oportunidades para diversos grupos, incluindo jovens de 17 a 24 anos, que viram a criação de 502 empregos. Quanto ao grau de instrução, observou-se uma predominância de contratações de indivíduos com ensino médio e superior completo, totalizando 677 e 155 empregos, respectivamente.