07 FEV 2024
Governo de Andradina assina convênio para criar Hospital Veterinário Popular
O Governo de Andradina assinou um convênio com a Fundação Educacional de Andradina para criação de um programa de controle reprodutivo e promover assistência médico-veterinária a cães, gatos, equinos e bovino unindo o trabalho do Departamento de Causa Animal da Secretaria de Meio Ambiente com a FEA para criar o “Hospital Veterinário Popular” (Hospital Veterinário Escola-HEV), onde as pessoas possam recorrer para a castração de seus pets.

A assinatura do convênio aconteceu no gabinete do prefeito Mário Celso Lopes, na presença da secretária de Educação e presidente da FEA Estela Cassiolato Goda, da secretária de Meio Ambiente, Leila Rodrigues, de Elaine Stelutti, diretor ado Departamento de Causa Animal, Carla Baleroni Guerra, diretora da Fea, do advogado Marcel Calestini e Tânia Regina Almeida, Diretora Administrativo e Financeiro da Fea.

Segundo Leila Rodrigues a estimativa é que o convênio resolva uma demanda principalmente na castração de cães. “O serviço é gratuito e estará disponível a todo munícipe residente na cidade de Andradina”, disse Leila.

A secretária afirma que existe um cadastro de aproximadamente 500 cães realizado na última campanha do Departamento, mas esse número pode ultrapassar 1,5 mil cães. A castração de gatos é realizada pela Unidade de Controle de Vetores da prefeitura.

UPA Animal

O convênio vai permitir a operação de uma unidade de “pronto atendimento veterinário em Andradina”. Apelidada de “UPA Animal”, ela vai atender a demanda do Departamento de Proteção Animal, promovendo a realização de consultas, exames, tratamento ambulatorial, raio x, castrações, chipagem e cirurgias simples (não ortopédicas).

“Esse convênio vai contribuir e apoiar as políticas de proteção animal em Andradina, que é tão bem representada por associações e por pessoas dedicadas a essa tão nobre tarefa”, disse o Prefeito Mário Celso Lopes que acredita que os animais têm obtido cada vez mais espaço nas questões cotidianas dos cidadãos e o respeito a eles é a marca de uma sociedade ética que reflete no bem comum.

A saúde dos animais domésticos também tem uma significativa importância, especialmente porque está diretamente ligada ao equilíbrio do meio ambiente e na saúde pública.

O convênio e a instalação do Hospital Escola Veterinário – HEV, se baseia em uma estratégia para resolver os problemas de saúde criados existência da relação humana, animal e ambiental, um conceito conhecido como “saúde única”.