Esta semana, o trabalho da Unidade de Controle de Endemias no combate a escorpiões volta a captura ativa no período noturno. Os esforços vão estar concentrados até a sexta-feira no Campo Santo São Sebastião.
Na semana passada, em apenas duas horas de trabalho foram capturados 1096 exemplares no que foi o único cemitério da cidade por mais de sete décadas. O local é um ambiente propício para a proliferação de escorpiões e no momento, com os efeitos do fenômeno climático El Niño, eles estão mais ativos, saindo de seus habitats a procura de locais mais frescos.
A equipe composta por quatro Agentes de Controle de Endemias faz a busca ativa no período noturno, quando o escorpião está mais ativo. Eles se utilizam de uma luz ultravioleta que torna os escorpiões fluorescentes, tornando mais fácil sua captura.
para a secretária de Saúde, Maristela Marinho, cada escorpião tirado de circulação é menos uma possibilidade de acidente envolvendo esse animal peçonhento. A picada de escorpião por ser fata para crianças, idosos e pessoas com comorbidades. “Retirar os escorpiões de circulação, principalmente em sua fase reprodutiva, torna os lugares mais seguros“, finalizou.
Cronograma de captura noturna
Semana do dia 09/10 a 11/10 - Alto Ipês
Semana do dia 16/10 a 20/10 - Stella Maris
Semana do dia 23/10 a 27/10 - Vila Mineira
Semana do dia 30/10 a 03/11 - Benfica
Semana do dia 06/10 a 10/11 - Jardim Europa.