23 MAI 2023
AGRICULTURA
AGROFAM: Evento pretende resgatar tradição das antigas exposições agropecuárias
É de despertar as memórias pensar como eram as antigas exposições agropecuárias, no caso de Andradina a inativa Expoan (Exposição Agropecuária de Andradina) que com o passar dos anos, deixou de ser uma feira de oportunidades e de apresentação de resultados do campo, para entrar no circuito de shows e rodeio. Tantas histórias e experiências que ficaram num passado longínquo.

Com o objetivo de resgatar as tradições e valorizar o agro, do pequeno ao grande, é que a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar vai lançar a primeira edição da “AGROFAM”, uma feira para fãs do agro, que vai proporcionar uma imersão nas “coisas do campo” e trazer negócios e oportunidades.

“Acreditamos          que o produtor rural, seja pequeno proprietário convencional ao homem do campo da agricultura familiar, é um grande batalhador, lutador, então, queremos resgatar a tradição das exposições agropecuárias para
valorizar ainda mais nossa tradição do agro”, diz a secretária Leila Rodrigues.

Para celebrar uma tradição, a AGROFAM será realizada no Recinto de Exposições “Miguel Rodrigues da Silva”, onde tradicionalmente era realizada a Expoan, no dia 28 de julho com início as 8h da manhã.

“A Expoan era uma festa com um movimento diferente dos dias de hoje.  Bois, vacas, cavalos, porcos e outros animais,
muitos premiados, famosos, caríssimos e com status de estrelas, “desfilavam pelo recinto”, onde haviam maquinários, comidas típicas e toda a sorte de coisas ligadas ao campo. Sem nenhum exagero, nas semanas de festa, o Parque de Exposições se transforma numa minicidade e é esse espírito que queremos resgatar”, disse Leila.

Os visitantes vão poder conferir da parte pecuária, até toda parte agrícola, com exposições de maquinários, gastronomia típica, equipamentos e até stands de órgãos governamentais ligados ao campo. Uma atração musical ligado a essas tradições vai encerrar o evento na mesma noite.