24 MAI 2023
Ala “vip” para Pets e fogos sem estampido voltam nos festejos
Sucesso no ano passado, a “ala vip” para pets vai estar de volta nos festejos de aniversário de 86 anos de Andradina. No local, sombreado, serão servidas água e ração para os pets que acompanharem seus donos na arena do desfile na Avenida dos Três Poderes (prolongamento da Avenida Guanabara).

Os idealizadores da ideia, os empresários Ana Paula Citro e Denis Marinho (Rusticão Rações) tiveram a iniciativa para incentivar ainda mais a posse a posse responsável e o respeito a animais, valores que crescem a todo momento. “Há alguns anos não conseguíamos imaginar numa queima de fogos sem se preocupar com o barulho dos fogos de artificio. Porque não termos uma ala vip para pets nos festejos?”, disse Denis Marinho.

Ao final do desfile vai haver show com a banda Biquini Cavadão. Para facilitar a locomoção dos andradinenses para a arena do desfile e show, um ônibus circular estará levando as pessoas para o local da festa.

Fogos
A queima de fogos também será com a utilização de fogos sem estampido. A medida é inclusiva para pessoas com transtorno do espectro do autismo, já que elas costumam ser mais sensíveis a sons altos e a explosão dos fogos costumam deixar-lhes muito agitados. A mesma lei defende a causa animal pelos efeitos do estampido dos fogos em cães e gatos.

A proibição deste tipo de fogos foi criada por uma lei do atual presidente da Câmara Guto Marão no mandato legislativo passado (2. 016 ~2.020) mas a primeira multa lavrada contra um morador que não respeitou a lei também aconteceu no atual governo em 2021, quando um morador fez uma queima de fogos ensurdecedora no Reveillon daquele ano.   A lei vem sendo respeitada com raríssimas exceções que podem ser denunciadas pela população.

“É possível curtir um belo show pirotécnico, mas sem todo o estrondo, já que o show de queima de fogos sem os estampidos não atrapalha em nada o espetáculo de cores e brilho no céu”, comentou o presidente da Comissão de Festejos, André Ricardo Lopes.

A adoção desse tipo de comemoração, “sem agressão sonora” vem de encontro ao pensamento e luta de entidades como a APPAR, entidade em defesa da causa animal no município e da AMA, associação de apoio a portadores de autismo no município.

Calendário dos Festejos dos 86 anos de Andradina
FESTIVAL DE DANÇA FEA
LOCAL Centro Cultural Pioneiros de Andradina

03  DE JUNHO