22 MAI 2023
Feira de Sementes Crioulas acontece em junho
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar em parceria com a Fundação Educacional de Andradina, vai realizar em 17 de junho uma feira de sementes crioulas na quadra da FEA. Segundo a secretária da pasta, Leila Rodrigues, esta é mais uma oportunidade, para a troca de experiências e sementes, além de difusão desta filosofia de cultivo.

“Precisamos estimular o plantio e a disseminação das culturas agrícolas crioulas é uma prática adotada para obter produtos sem modificação genética”, disse.

As sementes crioulas são aquelas que não sofreram modificações genéticas por meio de técnicas científicas de melhoramento genético, a transgenia. O propósito é utiliza-las de forma a auxiliar os assentados na sua sobrevivência, tornando viável a produção do seu próprio alimento e a comercialização dos seus excedentes, sendo uma alternativa para geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.

O programa “Sementes Crioula” nasceu de um estudo de extensão acadêmica, evoluiu e virou prática na região, atendendo centenas de famílias assentadas e atualmente é base para um modelo agrícola diversificado e uma forma de manutenção do autoconsumo para essas famílias. As sementes são economicamente viáveis por poderem ser cultivadas com a entrada de menor quantia de insumos externos e apresentarem melhor adaptação ao ambiente no qual são cultivadas.

Somente em Andradina, são 622 famílias assentadas, distribuídas nos assentamentos Josué de Castro, Belo Monte, Arizona, Primavera e Timboré. Para elas, o programa proporciona geração de renda, soberania alimentar e segurança nutricional.

Durante a feira também vai haver a comercialização de produtos artesanais, troca de sementes crioulas, mudas de árvores, ervas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).