17 MAI 2023
SAÚDE
Santa Casa tinha funcionário de R$ 49 mil e usava “corpo” para atender projetos em outros estados
Após a intervenção decretada na Santa Casa de Andradina descobriu-se a prática de salários exorbitantes. O maior deles era de R$ 49 mil (quarenta e nove mil Reais) mensais, o salário é maior do que o recebido pelo presidente da república Luís Inácio Lula da Silva, que recebe para governar o Brasil R$ 46.366,19 (quarenta e seis mil, trezentos e sessenta e seis Reais e dezenove centavos).

Enquanto uns ganham quantias vultuosas, outros funcionários tinham que trabalhar dobrado pelo mesmo salário, para cuidar dos interesses da OSS Santa Casa de Andradina fora de Andradina e até mesmo fora do Estado de São Paulo. A exemplo, o setor do Recursos Humanos do hospital, que cuidava de toda burocracia para os 500 funcionários de Andradina, era obrigado a cuidar de outros 500 funcionários de um programa de Saúde Indígena que atua na região sul do Brasil (Paraná e Rio Grande do Sul), e que não tem nada haver com Andradina.

Só o contrato com a saúde indígena é de mais de R$ 100 milhões (cem milhões de Reais) e fora isso a OSS administrava vários AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) por todo o Estado de São Paulo.

Essa prática de gestão, aliada ao desvirtuamento da finalidade principal pode ter jogado o único hospital de Andradina em um “abismo financeiro”, acumulando uma dívida de R$ 45 milhões (quarenta e cinco milhões de Reais) engrossada por atitudes como deixar de pagar a conta de luz desde 2018.

Na opinião do prefeito, a OSS Santa Casa de Andradina, esqueceu do único hospital de Andradina no dia em que ganhou a habilitação para explorar outros contratos Brasil afora. “Estamos intervindo no hospital de Andradina para que ele volte a bem atender a população, que é na verdade a verdadeira dona da Santa Casa”, disse Mário Celso Lopes.

Sobre como fica a atuação da OSS junto a esses programa “de fora da cidade”, Mário lembrou que o assunto é de responsabilidade do Governo Federal e Estadual que tomarão as próprias providencias para a manutenção das atividades. “O nosso único problema é cuidar da Santa Casa”, finalizou.