12 MAI 2023
Parque São Gabriel chega a 100% de asfalto
O prefeito de Andradina Mário Celso Lopes anunciou o segundo bairro com 100% de asfalto executado neste governo. Depois da Vila Rondon agora foi a vez do Parque São Gabriel receber 100% de asfaltamento graças o investimento de recursos do município no maior programa de asfaltamento da história de Andradina com recursos próprios.
Para os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura neste mandato, o Governo do Estado de São Paulo liberou recursos de mais R$ 10 milhões através do Programa “Nossa Rua”, lançado especificamente para a pavimentação asfáltica de vias urbanas de terra.

“Não haverá nenhuma rua habitada de Andradina que não esteja asfaltada. É o sonhado 100% de asfalto e que não vai deixar um centavo a ser pago pelos munícipes nos próximos anos”, afirmou Mário Celso.

Este investimento é considerado o maior para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e vai permitir a realização de 160 quadras de asfalto na cidade e, além disso, calçamento ecológico, guias de sarjetas e sinalização das ruas. Segundo o engenheiro Geraldo Pilla, Secretário de Obras do Governo de Andradina, “como houve a expansão imobiliária, com aumento das áreas habitadas, essas novas concentrações de pessoas, que vieram antes do programa, não serão esquecidas e serão incluídas no cronograma de asfaltamento.

“O nosso gestor, nosso prefeito Mário Celso Lopes, vem conseguindo uma excelente gestão junto ao Governo Estado de São Paulo e a nossa intenção com o Nossa Rua é conseguir alcançar o êxito de 100% de asfalto para Andradina. Nós entramos 2023 com várias frentes de serviço na cidade que será um grande canteiro de obras”. Explicou Geraldo Pilla.

Segundo o prefeito, a missão do governo de Andradina é garantir conforto, segurança, inclusão social e qualidade de vida para a população andradinense que ainda vivem em vias urbanas de terra. “E não é só, a chegada do asfalto também virá junto de outros projetos que vão garantir a implantação de serviços essenciais e a acessibilidade a todos”, disse o prefeito.

Mais Obras
Para garantir o fim da poeira, lama, buracos e pedras soltas nas ruas de terra espalhadas pelos bairros da cidade, já haviam sido licitados mais de R$ 8 milhões em asfaltamento desde 2021. A principal fonte de recursos foi advinda do próprio município, investimento de dimensão inédita na cidade.

Agora em 2023 também está sendo programada as obras de recapeamento de aproximadamente 100 quadras eliminando os defeitos no asfalto executado nos anos anteriores.

Diferença de PAC e Nossa Rua
Enquanto o asfalto realizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Andradina deixou uma dívida mensal de R$ 300 mil a ser paga em 20 anos, os recursos do Programa Nossa Rua não representam um centavo de dividas futuras. Andradina tinha em caixa R$ 10 milhões de parte das economias do primeiro ano de mandato de Mario Celso Lopes e para cada centavo o Governo do Estado investiu outro.

Os 20 milhões não vão gerar nenhuma “conta a pagar” para as gerações futuras enquanto para quem nasceu no primeiro ano do asfalto do PAC terá uma dívida que só terminará quando ele estiver na maior idade.

O PAC 2 foi um empréstimo com juros de bancos privados (6%) enquanto Nossa Rua é investimento de recursos dos cofres da Prefeitura e do Estado.