11 ABR 2023
Andradina participa de Fórum de Distritos Turísticos de São Paulo
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes participou nesta segunda (10) de um evento da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) que lançou o primeiro manual com diretrizes para a gestão de distritos turísticos, um guia que busca facilitar a compreensão sobre o modelo de organização territorial que incentiva o desenvolvimento da atividade econômica do turismo, aprimorando o entendimento entre Estado, municípios e a iniciativa privada.

A reunião também contou com a presença dos prefeitos de Vinhedo, Dario Pacheco; de Itupeva, Marco Antônio Marchi; de Iguape, Wilson Lima; além de conselheiros municipais, vereadores, empresários e consultores.

O manual traz mudanças no processo de análise das propostas dos novos distritos, gestão e monitoramento - e amplia o espectro de atuação dos distritos, acrescentando força à captação de investimentos e empregos para São Paulo. O prefeito esteve acompanhado da Subsecretária de Turismo do Governo de Andradina, Viviane Castro Elois,

“O evento faz parte da estratégia de consolidação do modelo que incentiva o desenvolvimento da atividade econômica a partir do turismo. Um momento em que Andradina está inserida”, disse Viviane.

No evento também foi lançado o Fórum de Distritos Turísticos, cujo objetivo é unir esforços em busca de soluções conjuntas para desafios de infraestrutura, incentivos econômicos e o aprofundamento de políticas públicas. "A consolidação dos distritos impulsiona regiões de alto potencial, aumentando o fluxo turístico, gerando empregos e renda", disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

"Estamos caminhando a passos largos no desenvolvimento da atividade turística eventos como este proporcionam avanços que nos permitam criar novas oportunidades para fomentar ainda mais a atividade, dando oportunidades a todos e dividindo abundancia”, disse o prefeito.

Números
O primeiro distrito turístico de São Paulo, Olímpia, criado em setembro de 2021, registrou um milhão de turistas nas férias de janeiro, o melhor desempenho de sua história, de acordo com o levantamento do Boletim de Ocupação, elaborado pelo Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia.

O distrito turístico de Serra Azul recebeu 4 milhões de visitantes até março, ultrapassando a marca de 10 milhões de visitantes no ano de 2022. Lançado em 29 de novembro de 2021, o Distrito Turístico Serra Azul é um conglomerado de 41 km² formado pelos municípios de Vinhedo, Jundiaí, Itupeva e Louveira que reúne empreendimentos de lazer, gastronomia, compras. O último distrito criado, Andradina, recebeu em seu parque aquático mais de 130 mil visitantes, com uma média diária durante a semana de aproximadamente 1500 visitantes.
TAGS: