03 ABR 2023
AGRICULTURA
Andradina tem saldo positivo no recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Reduzir o número de embalagens coletadas e envolver mais produtores rurais foi o grande resultado da campanha 2023 de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. A campanha realizada em parceria entre a Prefeitura de Andradina, em parceria com a Raízen, Camda  e Sindicato Rural coletou 3.609 embalagens vindas de 62 produtores rurais. Para comparativo, no ano passado foram mobilizados 40 produtores e recolhidas 5.640 embalagens.

“Mobilizar mais produtores e recolher menos embalagens quer dizer que um número menor de embalagens estão sendo armazenadas ou descartadas irregularmente”, disse Leila Rodrigues, secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar.

A secretária fez questão de frisar que grande parte do sucesso da campanha está nos parceiros que não mediram esforços para que as embalagens não representassem risco ao meio ambiente e tivessem uma destinação correta.

“A devolução de todas as embalagens e caixas de papelão dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores é obrigatória, amparada por leis estaduais, federais, decretos e resoluções que determinam a responsabilidade compartilhada dos envolvidos no processo, mas cabe aos municípios e parceiros serem facilitadores para que os agricultores possam dar o destino correto a isso”, disse Leila.

Este ano, uma produtora rural entregou uma embalagem de agrotóxico que estava guardada há 30 anos em sua propriedade.

Entenda

O Brasil é o único país que tem uma legislação específica para regulamentar a destinação das embalagens vazias de agrotóxicos.

A dimensão do programa brasileiro, é de quase 100% de embalagens recolhidas, e pode ser avaliada quando comparada aos números apresentados por outros grandes consumidores de defensivos agrícolas. A exemplo, mercado americano, que é duas vezes e meia maior que o brasileiro, estabilizou o volume de recolhimento num patamar de 3,6 mil/ton/ano. O Canadá, um dos países pioneiros neste assunto, recolhe cerca de 70%, enquanto a Alemanha recolhe cerca de 65%, a Austrália 52% e a França 42%.

Estes números não deixam dúvidas de que o Brasil está se tornando líder e referência em todo o mundo nesta questão uma vez que, sozinho, retira mais embalagens do campo do que os 30 maiores países.