O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou do evento ''Nosso Agro Tem Força e Transforma Vidas'', nesta segunda-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes. 125 municípios foram premiados durante a cerimônia, de acordo com as posições no ranking Município Agro 2025. Entre os municípios destaque, no Grupo 2, Andradina foi listada como um dos municípios destaques no interior de São Paulo.
“Andradina é referência no Agro e crescemos cada vez mais com as parcerias formadas, principalmente com o Governo de São Paulo”, disse o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Andradina, Fabrício Mazotti, fazendo menção ao secretário de Estado da Agricultura, Guilherme Piai, que sempre fez questão de fortalecer a vocação de Andradina para o setor e também do Instituto de Terras de São Paulo, sempre disposto a fortalecer a parceria com a presença do Coordenador Regional, Cleisson Oliveira.
O evento marcou a sétima edição do programa, reforçada por um investimento recorde de R$ 6 milhões destinados a estimular políticas públicas locais voltadas ao desenvolvimento sustentável do agro.
“São Paulo é grande porque o agro de São Paulo é forte. O Brasil é o que é porque o agro dá sua contribuição todos os dias. Nós temos muito para nos orgulhar: este é o melhor e mais sustentável agro do mundo. Podemos bater no peito e dizer: nós somos uma potência agroambiental porque estamos produzindo cada vez mais e a nossa reserva florestal está crescendo. É um agro profissional, tecnificado e com tecnologia”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Também estiveram presentes ao evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), o Secretário da Casa Civil, Arthur Luis Pinho e o secretário da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai (Republicanos).
“Os verdadeiros heróis desse país não usam terno, usam botas, são vocês produtores rurais. O mundo querendo ou não vai depender do agro brasileiro, nós vamos liderar a transição energética substituindo os combustíveis fósseis, e para isso, teremos que fazer a nossa revolução agroindustrial. Vamos agregar valor àquilo que já produzimos. Ao invés de exportar a soja, vamos exportar o óleo de soja, ao invés de exportar o café, vamos exportar o café encapsulado”, disse o secretário da Agricultura Guilherme Piai.
Segundo Mazotti a seleção dos municípios considera um conjunto de indicadores que medem governança, planejamento territorial, sustentabilidade, inovação e capacidade de execução. Mais de 60% da pontuação é formada por critérios de gestão, como eficiência dos serviços agropecuários, funcionamento das equipes municipais, regularidade dos programas, atuação dos conselhos, qualidade da assistência técnica e aderência às diretrizes estaduais.
Regularização fundiária e ambiental
A agenda de regularização fundiária e ambiental também ganhou destaque com a assinatura do decreto que institui o novo Programa Paulista de Regularização de Terras, modernizando regras, procedimentos e ampliando os trabalhos de regularização da Fundação Itesp no estado. Em Andradina esse trabalho já regularizou 450 lotes e ainda vai regularizar mais 134 na Vila Botega.