31 MAR 2023
UBSs funcionam até as 22h horas e UPA ganha 5º médico
No último mês síndromes gripais, viroses e dengue fizeram o atendimento na UPA 24 horas triplicar. A média de atendimento saltou de 150 para 500 atendimentos diários na unidade de pronto atendimento, que também tem assimilado muitos atendimentos que deveriam ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

A realidade, que também é comum em outras cidades da região, fez que a Secretaria de Saúde do Governo de Andradina reagisse tomando providências práticas como a abertura de duas UBSs até as 22 horas. Agora, na Vila Mineira e na UBS 3, o Centro de Saúde da Paes Leme (antigo PAM), além do atendimento as farmácias do município também estão funcionando. A secretária de Saúde, Maristela Marinho se propôs a estudar outro pedido do Legislativo em ter um sistema de distribuição de medicamentos aos finais de semana feriados. Nas demais UBSs, o atendimento acontece até as 19 horas.

A secretaria de Saúde tem um plano contingencial para a abertura de todas as unidades de saúde até as 22 horas, mas no município não existem médicos para que a ativação seja efetivada.

Nas UBSs noturnas é possível encontrar atendimento para casos com sintomas iniciais ou leves de dengue, síndromes respiratórias, entre outras viroses. As recomendações para sintomas graves, atendimentos de urgência/emergência se mantém na UPA.

Para que o atendimento na UPA seja mais efetivo foi adotado o sistema de acolhimento onde um funcionário faz a recepção dos pacientes encaminhando-os para os devidos locais de atendimento assim diminuindo a longa espera por atendimento.

Nesta sexta-feira (31) o secretário de Governo, Ernesto Junior, a secretária de Saúde, Maristela Marinho, a subsecretária de Saúde Jámile Canassa e a coordenadora da UPA Gislaine Martinez atenderam a dúvidas de vereadores e imprensa na Câmara Municipal, onde foram esclarecidos pontos da reorganização do atendimento de saúde.

O debate alinhou a união entre os poderes Executivo e Legislativo para resolver questões relacionadas principalmente a UPA 24H. A secretária de Saúde anunciou que o município estará fazendo a nebulização com veículos, chamado de fumacê, e que mantém ativo o mutirão Andradina Limpa que atua na destruição de criadouros da Dengue em todos os bairros da cidade.

Segundo o presidente da Câmara de Andradina, Coxinha Prando, é exatamente este tipo de debate e iniciativa que a população espera. “Gostaria de destacar a importância do trabalho conjunto entre os vereadores e o poder Executivo para melhorar a saúde do nosso município. Sabemos que a saúde é uma das áreas mais sensíveis e críticas em qualquer cidade, e que a população sempre espera por ações efetivas por parte dos gestores públicos. Por isso, é fundamental que todos nós, vereadores e Executivo, estejamos alinhados e trabalhando em conjunto para alcançarmos melhores resultados na área da saúde. Não podemos agir de forma isolada e desconexa, pois isso pode comprometer todo o trabalho que temos feito em prol da população”, afirmou Coxinha Prando.

TAGS: