24 NOV 2021
Assentados do Arizona recebem curso de Olericultura Orgânica
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, viabilizou um curso de Olericultura Orgânica no Assentamento Arizona.

O curso responde a necessidade de assentados em receber capacitação em Olericultura, a produção de hortas. Segundo a secretária da pasta, Leila Rodrigues, grande parte dos produtores do Arizona fazem feira, abastecem supermercados e participam do PA (Programa de Aquisição de Alimentos). “Então o curso foi uma forma de enriquecer mais conhecimento, principalmente em questão da horta orgânica”, explicou.

Segundo estudos, cada vez mais os produtos orgânicos caem no gosto dos consumidores e geram uma renda considerável a quem produz neste método.

As aulas práticas aconteceram no Lote 11 do assentamento, de propriedade do senhor Fidelcino, reconhecido produtor de hortaliças que abastecem as feiras livres de Andradina.

O Senar foi o responsável pela capacitação, onde os parceiros dividem a conta para arcar com os custos dos materiais para a implantação da horta que serve de escola para os assentados.

No curso os assentados preparam a área e sob a orientação do técnico do Senar receberam o conhecimento sobre os procedimentos necessários para a produção de hortaliças orgânicas.