30 AGO 2021
ABUNDÂNCIA: Itesp pode ser parceiro de projeto que levará água do Tietê para assentamentos
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes deu um passo importante para levar água para 227 famílias da região do Timboré utilizando água do rio Tietê. Nesta manhã foi oficializado o pedido de parceria técnica do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) neste projeto.

Participaram da reunião o vice prefeito Dr Paulo Assis, membros da equipe de Governo, secretário de Governo, Gestão Participativa e Assuntos Parlamentares, Ernesto Júnior, secretário de Administração, Modernização, Defesa Social e Gestão de Pessoas, Edgar Dourado, a secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Leila Rodrigues, além de Fernando Magno (CEO da Cooperativa Canteiro Agrário), além de Fernando dos Santos Coordenados Regional do ITESP,  Além de José Roberto Marques e José Luiz dos Santos membros do corpo técnico do ITESP.

O projeto Abundância, “linkado” ao Masterplan de Desenvolvimento de Andradina vai levar a água do Rio Tietê para um grande reservatório e de lá ser distribuída para os assentamentos daquela região. “Os trabalhadores da agricultura familiar do Timboré buscam uma oportunidade e produzir e viver da sua produção mas que sem água isso não é possível. Lá se tem uma das melhores terras, temos água próxima e abundante e o mais precioso, nós temos pessoas em cima da Terra. Vamos melhorar essas condições para transformar aquela região”, afirmou o prefeito.

O objetivo de Mário Celso é acabar com a sazonalidade da produção que hoje é castigada por longos período de estiagem. Explanada a importância do projeto, que vai causar impacto econômico e social para as famílias, o Coordenador Regional do Itesp, irá levar a proposta de parceria para a diretoria estadual do Itesp.

As 227 famílias dos assentamentos Timboré, Timborezinho e Josué de Castro poderão utilizar um sistema de irrigação com uso de energia fotovoltaica. O complexo sistema de condução da água saindo do Tietê, utilizando a energia do sol e levando a água a um grande reservatório, há uns nove km do rio e de lá distribuída para as propriedades. O projeto viabiliza a produção agrícola no assentamento.

“Sem água não há como se produzir. Vemos a luta dos agricultores que estão a mercê das chuvas para extrair um pouco de produção e vendo as culturas morrerem porque acabou a água. Sem água nossos agricultores não trabalham e não produzem. Com a água é possível voltar a chorar e quem sabe descobrir um novo começo”, disse Mário.

Terras Fantásticas
O prefeito ainda mencionou que pela qualidade das terras, entre as mais produtivas que já teve contato, seria possível uma grande produção de frutas e porque não pensar num “terroirs” especial para a produção de uvas de mesa e quem sabe até a produção vinícola. “Para tanto é preciso planejamento para tirar o máximo de proveito dessa irrigação e neste aspecto a participação técnica do Itesp, para se apontar um caminho é essencial”, disse Mário.

Famílias ao Trabalho
Mário Celso afirmou que o perfil das 227 famílias da região do Timboré é ideal para a implantação desses projetos, pois são acostumados a desenvolver a cultura da produção de pai para filhos. “Nossa parte é agregar valor e trazer abundância e riqueza para aquelas pessoas que estão com espírito de construir um modelo produtivo de sucesso, isso aliado a esse projeto e acompanhamento técnico do Itesp, vão reescrever a história desses assentamentos”, disse.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024