27 AGO 2021
Meio Ambiente faz avaliação da frota movida a diesel
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar realizou na manhã desta sexta-feira (27/08), no Almoxarifado Municipal, o início da avaliação da fumaça preta emitida pelos veículos a diesel da frota da Prefeitura. Segundo a secretária da pasta, Leila Rodrigues, foram avaliados os ônibus, caminhões e toda a frota que são movidos pelo mesmo combustível.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, a Engenheira Ambiental e Sanitarista, Michelly Ahmad Ali Ramos, os veículos da frota foram avaliados seguindo os parâmetros de “Ringelmann”, escala gráfica para avaliação calorimétrica de densidade de fumaça, constituída por uma lâmina de papel que traz um pentágono com uma perfuração central. Cada lado do pentágono possui uma tonalidade de cinza progressivamente mais escuras, desde o branco até o preto, numeradas de 1 a 5.

“Quanto mais preta a fumaça sair mais monóxido de carbono, que é um gás tóxico que causa vários impactos então não a questão do meio ambiente com poluição do ar o que diminui a qualidade do que se respira na cidade e consequentemente eu tenho impacto também na saúde da população”, disse Michelly.

A Importância
A realização deste trabalho fazem parte da Diretiva: Qualidade do Ar, do Programa Município VerdeAzul, além disso, o objetivo da inspeção é de identificar os veículos que estejam desregulados, e, portanto, podendo comprometer a qualidade do ar.

Quando são encontrados veículos fora dos parâmetros ideias, estes são encaminhados para a manutenção corretiva. A principal causa para a emissão de gás poluente se deve a possíveis problemas no filtro de ar, na bomba injetora dos veículos ou no sistema de injeção eletrônica.

Essa ação auxilia na diminuição de emissão de poluentes no município de Andradina, melhorando a qualidade do ar. “Assim as pessoas respiram um gás mais puro e tem uma vida mais saudável, isso sem contar com a grande melhoria de vida das pessoas que tem alguma  patologia respiratória”, disse Michelly.

Os problemas mais comuns são irritabilidade nas vias respiratórias, nos olhos e o desenvolvimento de doenças respiratórias, além de piorar problemas crônicos como a asma e a bronquite.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024