06 AGO 2021
Andradina vai oferecer programa de reabilitação para quem tem sequelas da Covid 19
A reabilitação envolve treinamentos de fortalecimento muscular e melhora da aptidão cardiorrespiratória
Mesmo passadas semanas ou meses da recuperação da fase aguda da Covid-19, muitos pacientes precisam receber o acompanhamento de profissionais para tratar fraqueza, falta de ar, perda muscular, e outras sequelas da doença.  Pensando, nestas pessoas é que a Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude se uniu com a Secretaria  de Saúde e Higiene para lançar o Projeto Viva Melhor, que vai promover a Recuperação Pós Covid, para pessoas que estão enfrentando dificuldades para tratar de alguma dificuldade seja equilíbrio, fadiga ,  fraqueza  muscular,  cansaço, falta de concentração ou outra dificuldades.

Segundo o Diretor de Esportes, Fabrício Indião, a inscrição pode ser feita em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) e o trabalho vai acontecer através dos professores de Educação física que desenvolverão  trabalhos  para a recuperação da concentração , coordenação motora , equilíbrio , respiração.

“Este projeto nasceu para que as pessoas possam voltar a sua vida normal aumentar autoestima e confiança. Ele tem uma importância tática, pois permite ao paciente a se recuperar plenamente após da luta que é a vencer a Covid 19”, disse Indião.

​A necessidade
O processo de recuperação do paciente pós Covid-19 vai além dos testes negativos sobre a presença do vírus no organismo. Cada vez mais são observadas e estudadas sequelas na alta pós-internação, como fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade etc. Por conta disso, o Centro de Reabilitação do Einstein desenvolveu um programa de reabilitação presencial ou à distância (via telemedicina) específico para  estes pacientes.

Indicação
Pacientes que evoluíram com limitações físicas, cognitivas ou psíquicas após a Covid-19. Fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade, lentificação do raciocínio, estresse pós traumático, entre outras, são complicações possíveis nestes pacientes independentemente da idade. Perda da performance para atividade física também tem sido queixa comum e o retorno à prática esportiva deve ser acompanhada a fim de evitar lesões.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024