Ir para o conteúdo

Prefeitura de Andradina
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
02
02 JUL 2021
Prefeitura garante que motoristas não devem pagar nada na Zona Azul
Prefeito prorroga de cobrança do estacionamento rotativo nas vias públicas
O prefeito de Andradina. Mário Celso Lopes, editou um decreto para prorrogar por mais 30 (trinta) dias a vigência do Decreto  Municipal  nº 7.188 de 03 de maio de 2021, que dispõe sobre a suspensão de cobrança do estacionamento  rotativo nas vias públicas (zona azul).
]
A prefeitura recomenda que as pessoas não paguem a taxa de Zona Azul, muito menos multas aplicadas pela empresa Andrapark, que nesta sexta-feira (2) pôs as funcionários nas ruas como se nada houvesse ocorrido.

A Prefeitura de Andradina está encampando o serviço de cobrança do estacionamento pago nas principais ruas do centro comercial de Andradina, substituindo os serviços da Andradpark, que tenta retomar suas atividades em Andradina, usando “janelas legais”.  
 
Encampamento
O processo de encampamento da Zona Azul em Andradina continua acontecendo. A empresa se vale do fato da prefeitura ainda não ter concluído o processo de encampamento para voltar a atividade até que os agentes da prefeitura estejam realizando o serviço de controle da área de estacionamento pago em Andradina.

O fim do contrato com a Andrapark, empresa que controla o estacionamento rotativo pago, foi aprovado pela Câmara Municipal de Andradina e não tem volta.

“A empresa Andrapark perdeu a vigência do contrato assinado pela antiga administração municipal, e neste momento está havendo uma avaliação dos investimentos feitos para que ela seja indenizada. A partir daí e com a abertura de um processo seletivo para contratação de agentes de estacionamento, a prefeitura assumirá o comando do estacionamento rotativo”, disse Ernesto Júnior.

Segundo o secretário pesou na decisão do município de assumir a administração do estacionamento as inúmeras reclamações sobre a atividade, dentre elas a cobrança de uma multa de R$ 16,00 pelo atraso de 15 minutos em pagar ou renovar o tempo de estacionamento. Os motoristas também reclamaram do baixo número de agentes de trânsito da empresa trabalhando o que dificultava a cobrança e por fim eles acabavam multados por não ter encontrado um funcionário da Andrapark.

O repasse da empresa pela concessão ao município também era muito baixo, algo em torno de 13% para a Prefeitura o que foi considerado irrisório já que não cobre custos de manutenção de sinalização nem permite investimentos no trânsito. 

Tribunal de Contas
O contato atual (nº 135/2018) teve vários pontos considerados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Pela concessão a prefeitura recebe apenas 13,11% sobre a receita bruta da Zona azul e ainda sem ter um mecanismo eficiente parta dar transparência e até mesmo fiscalizar o valor do repasse, que é calculado em cima do que a empresa receberia. Em um valor estimado mensal, os repasses à prefeitura são de R$ 30.086,30 (trinta mil, oitenta e seis reais e trinta centavos). 

O TC/SP reprovou contrato e afirma que existe “prejuízo” ao erário público e à economia popular. Com a aprovação do projeto pela Câmara, a prefeitura ficará autorizada romper o contrato, já que tem interesse público na exploração do estacionamento.

Nova Proposta
A prefeitura vai assumir a popular “zona azul” para torna-la mais eficiente para motoristas, lojistas e consumidores do comércio da área central da cidade.

A prefeitura quer atender com justiça os motoristas e fazer com que o dinheiro pago fique no município e que seja utilizado na melhoria do trânsito da cidade. 

O estacionamento na Zona Azul é pago por quem vai ao Centro fazer compras no comércio, por quem busca serviços bancários e de órgãos municipais, estaduais e federais que estão localizados na área central. A zona azul foi criada em Andradina como saída para as dificuldades de se conseguir uma vaga para se estacionar nas principais ruas da região central permaneciam o dia inteiro com praticamente todas as vagas ocupadas e sem a rotatividade desejada para a atividade do comércio.
 
 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.2 - 04/08/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia