29 JUN 2021
Políticas Sobre Drogas e Abrigo “Jail Brasil” juntos na campanha estadual de prevenção ao uso de drogas
No último sábado, 26, Dia Internacional de Combate as Drogas a Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos em parceria com Serviço de Acolhimento Institucional “Jail Brasil” realizaram ações da Campanha Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas “Prevenir é um Ato de Amor” com as crianças e adolescentes do serviço.

A campanha é uma parceria da Prefeitura Municipal de Andradina com o Estado de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Políticas Sobre Drogas, coordenada pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas no qual as unidades, serviços e entidades vem realizando junto com as famílias e crianças e adolescentes  ações de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários com intuito de proteção social e prevenção ao uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes.

O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes “Jail Brasil” é  um serviço da Assistência Social, que busca acolher de forma excepcional e provisória crianças e adolescentes com o intuito de proteção em situação de risco pessoal e social, cuja as famílias ou responsáveis encontrem temporariamente ou permanentemente impossibilitados de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

Desse modo as técnicas Maria Helena e Milena trabalharam com as crianças e adolescentes uma reflexão sobre os vínculos familiares e comunitários como também sobre autonomia e construção de responsabilidades, procurando construir por meio das vivências possibilidades e potencialidades destes para enfrentar as situações de desproteção atual e futura dentre elas o uso de álcool e outras drogas.

O Coordenador de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos Wagny reforça que para se efetivar tanto a prevenção quanto o enfrentamento as Drogas é necessário um trabalho intersetorial, sendo que por seus aspectos múltiplos a questão da drogadição envolve trabalhos realizados em parceria com as diversas políticas públicas do município, sendo que cada uma delas executando ações que sejam dentro de suas atribuições. Sendo assim, para prevenir e combater as drogas precisamos unir forças e contamos com a parceria da Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Trabalho, Segurança, etc.

A Secretária Silvana ressalta a atenção que as crianças e adolescentes veem tendo junto a administração pública e o compromisso assumido para que a proteção as crianças e adolescentes no município seja integral principalmente em preparar essa para o futuro melhor e sem drogas.