24 JUN 2021
CRAS I Realiza Ações da Campanha Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas
“Prevenir é um Ato de Amor” com as Famílias Beneficiárias do Programa de Aquisição de Alimentos PAA.
Nesta quarta-feira (23) o CRAS I realizou ações da Campanha Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas “Prevenir é um Ato de Amor” com as Famílias Beneficiárias do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, que contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social Silvana da Silva Santos, do Coordenador de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos Wagny Tito Barrientos Xavier da equipe do CRAS I e da parceria com CAPS ad com a enfermeira Elisângela do Nascimento Rodrigues e a Psicóloga Rita Fernanda Costa Souza Neves.

A campanha é uma parceria da Prefeitura Municipal de Andradina com o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Políticas Sobre Drogas no qual as unidades, serviços e entidades vem realizando junto com as famílias ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes.

A campanha promoveu uma reflexão junto das famílias sobre a necessidade de cuidados, afetos e limites com essas crianças e adolescentes a fim de fortalecer os vínculos familiares e sociais para evitar que esses sejam inseridos no mundo das drogas.

A coordenadora do CRAS I Janicely Ferreira de Oliveira, junto a sua equipe aproveitando a distribuição de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, resolveu realizar uma fala com a parceria do CAPS ad, com esses familiares, sendo realizado a reunião em local aberto e ventilado e seguindo as recomendações sanitárias por conta da atual pandemia, acolhendo as famílias que ali estiveram.

A Secretária Silvana relata a importância do CRAS e da Secretária em promover o acesso a essas famílias cadastradas nos CRAS a aquisição de alimentos e os esforços para atender todas as famílias como também a necessidade de se realizar campanhas preventivas a fortalecer as famílias nos cuidados com suas crianças e adolescentes, pois uma família com os vínculos fortalecidos é capaz de realizar a orientação e os cuidados necessários a essas crianças evitando que situações de risco ocorram dentre elas o uso de álcool e drogas.

Tal ideia sendo aprofundada nas falas da psicóloga Ana Claudia Colacino que orientou as famílias sobre os impactos sociais decorrentes ao uso de drogas e o trabalho realizado no CRAS que busca garantir a proteção social integral das famílias que vivenciam algumas desproteções sociais dentre elas o uso de álcool e drogas.

O CAPS ad mencionou o serviço ofertado no âmbito da saúde no município de Andradina e região, reforçando a necessidade de tratamento nos casos de dependência de álcool ou drogas como também trouxe uma reflexão sobre a necessidade de cuidados na questão de prevenção de crianças e adolescentes.

Sendo o encontro finalizado pelo Coordenador de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos que abordou a necessidade de desenvolver o pertencimento dessas crianças e adolescentes junto a família e a sociedade a fim de crescerem amparados, acolhidos e fortalecidos a fim de enfrentar as situações de desproteções na qual vivemos dentre elas o uso de álcool e outras drogas.