Andradina sediou uma fase presencial do projeto “Nós na Rede”, uma iniciativa voltada para a qualificação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (RAPS). O curso terá duração de 5 meses, todos os meses haverá uma aula presencial e o restante do conteúdo será ministrado online.
Segundo a Educadora em Saúde, Eloá Pessoa, além de atualizar conhecimentos, o curso incentiva a reorganização das práticas das equipes, com foco na estratégia de redução de danos e na promoção da inserção social. A iniciativa está alinhada às diretrizes da reforma psiquiátrica brasileira e da Política Nacional de Saúde Mental, ao propor um novo modelo de cuidado em saúde.
Segundo a Secretária de Saúde de Andradina, Maristela Marinho, o programa do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, tem como objetivo aprimorar o cuidado de pessoas em sofrimento mental, promovendo novas práticas de atendimento e fortalecendo a política de saúde mental por meio da educação permanente.
O curso está estruturado em quatro unidades temáticas: atenção psicossocial e cuidado em liberdade; acolhimento e cuidado a pessoas com problemas de saúde mental em conflito com a lei; atenção a pessoas usuárias de álcool e outras drogas; e articulação de estratégias de cuidado, cooperação no território e fortalecimento da RAPS.