A Prefeitura de Andradina entregou nesta terça-feira (3) as obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil “Prof. Gerson Paulino de Melo”, localizado no bairro Nova Canaã. Segundo o secretário de Obras, engenheiro Geraldo Pilla, foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões em uma área superior a 1.500 metros quadrados.
A secretária de Educação, Estela Goda, a unidade terá papel fundamental na ampliação do atendimento à primeira infância no município. O espaço passa a oferecer 150 vagas, sendo 80 para creche e 70 para Educação Infantil. Atualmente, o déficit na cidade é de 80 vagas, número que deve ser zerado com a nova estrutura. “Hoje estamos aqui atendendo toda a demanda de creches da cidade, isso vai permitir que os pais de família sejam assistidos quando forem trabalhar. Isso é um exemplo para toda a nação”, disse o Prefeito.
O evento contou com a presença do prefeito Mário Celso Lopes e do vice-prefeito Lucas Lopes, também participaram a secretária municipal de Educação, Estela Goda, e o subsecretário Carlos Roberto Shinkado Junior, o secretário de Governo \Ernesto Júnior além dos vereadores Kleberson Santos, Marcel Calestini, Rodarte dos Anjos, Luzimar Rodrigues, Hugo Zamboni, André Lopes e Eloá Pessoa. O evento ainda teve a participação do Secretário Municipal de Obras, engenheiro Geraldo Pilla; da Dirigente Regional de Ensino, Natálie Roncaglia Scandelai do Comandante do 28º BPMI – Major Marcos Antônio Romansini e do Comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros – Tenente Paulo Eduardo Bellina.
Num momento de muita emoção, Luciene Pereira de Melo de Mattos, filha de Gerson Paulino, recebeu homenagens pelo pai. “Algumas pessoas apenas passam pela vida. Outras a transformam. O Professor Gerson Paulino de Melo foi uma dessas pessoas raras, cujo legado permanece vivo na história e no coração da comunidade andradinense. Dar seu nome a este espaço educacional é mais do que uma homenagem. Investimentos como este só foram possíveis porque existiu um prefeito que acreditou que a Educação é a ferramenta que vai mudar a história da nossa cidade”, disse a secretária da Educação Estela Goda.
Uma semente próspera
O prefeito Mário Celso Lopes já autorizou a construção do segundo CMEI de Andradina, dado ao sucesso do modelo adotado na Gerson Paulino. Ela será instalada na Creche Izabel Pizzo 2, cujas obras já estão em andamento no bairro São João.
Desde 2021, Mário Celso Lopes desencadeou uma série de mudanças estruturais e pedagógicas. A modernização seguiu com a implementação da metodologia do Sesi, reformas e ampliações em praticamente todas as unidades escolares, aquisição de tablets para alunos e professores, climatização de ambientes, fornecimento de uniformes completos e a instalação de placas fotovoltaicas para produção própria de energia elétrica. “Nós temos compromisso com essa semente de futuro que são nossos alunos, e a eles está a tarefa de transformar a nossa sociedade. Só a educação tem essa força e por isso nosso olhar diferenciado”, disse.
Os avanços foram sustentados por investimentos robustos e crescentes ao longo dos anos: com um total (2021–2025) R$ 432.540.286,06 (quatrocentos e trinta e dois milhões, quinhentos e quarenta mil, duzentos e oitenta e seis reais e seis centavos).
Gerson Paulino
Nascido em 16 de novembro de 1935, na cidade de Capivari/SP, filho de Antonio de Melo e Benedita Ferreira de Melo, desde cedo demonstrou vocação para ensinar e servir. Formou-se professor ainda jovem, guiado pela convicção de que a educação é a mais poderosa ferramenta de transformação social.
Ao ingressar no Magistério Público do Estado de São Paulo, escolheu Andradina para construir sua trajetória. Iniciou sua carreira na Fazenda Primavera e, posteriormente, lecionou na Escola Estadual Francisco Teodoro de Andrade, onde permaneceu até sua aposentadoria.
Mais do que transmitir conhecimentos, o Professor Gerson formou gerações, inspirou sonhos e ajudou a construir futuros. Sua atuação era marcada pelo compromisso, pela seriedade e, sobretudo, pela profunda crença no potencial de cada aluno.
Caçula de uma família de educadores, trouxe para Andradina não apenas seus familiares, mas também valores sólidos que fortaleceram os laços da comunidade que escolheu como lar definitivo.
Sua contribuição ultrapassou os muros da escola. Na cultura, herdou do pai, músico e maestro da Banda Municipal, o amor pela arte. Como saxofonista, participou ativamente das festividades da cidade, levando alegria e identidade cultural à população.
Casou-se com Dona Dejanira Pereira de Melo, com quem teve cinco filhos: Luciene, Luciana, Luciano, Adriano e Gerson Paulino de Melo Júnior. Em um segundo matrimônio, uniu-se a Dona Rosa Pinheiro Melo, companheira até seus últimos dias.
Engajado em ações sociais, culturais e filantrópicas, destacou-se pelo olhar sensível às necessidades do próximo. Participou ativamente da vida pública do município, colaborando com ideias e projetos, sendo respeitado por sua lucidez e espírito colaborativo. Auxiliou importantes lideranças, como o ex-prefeito Miguel Cury e o ex-vereador José Cardoso das Neves, sempre movido pelo desejo de ver Andradina crescer com justiça e dignidade.
No esporte, encontrou mais uma forma de unir pessoas, incentivando valores como disciplina, amizade e superação, sendo lembrado não apenas pelo talento, mas pelo entusiasmo contagiante.
Em 13 de setembro de 2008, despediu-se desta vida, mas não de sua missão. Educadores verdadeiros permanecem vivos em cada história que ajudaram a transformar.