Na última quinta-feira (18), a Escola do Parlamento de Andradina, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Fórum Conscientização Setembro Amarelo, no plenário da Câmara Municipal. Aberto à população, o evento teve como objetivo promover a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, dentro da campanha nacional do Setembro Amarelo.
Com grande participação do público, a programação contou com duas palestras que trouxeram reflexões profundas sobre saúde mental e escuta ativa. O delegado Marcelo da Silva Zompero ministrou a palestra “O Escutar como o melhor caminho”, destacando a importância de ouvir com empatia e atenção. Em seguida, o delegado aposentado Carlos Antônio Mendonça Casati apresentou “A importância do Centro de Valorização da Vida (CVV) para a sociedade”, reforçando o papel fundamental do CVV no apoio a pessoas em sofrimento emocional.
O evento contou com a participação da secretária Adjunta da Saúde, Jaqueline Teixeira e das vereadoras Leila Rodrigues e Eloá Pessoa, também oferecendo aos participantes um certificado de participação, fortalecendo o compromisso da comunidade local com a promoção da saúde mental e o combate ao estigma relacionado ao sofrimento psíquico.
Sobre o Setembro Amarelo
Criada em 2015 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha Setembro Amarelo tem como missão conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. Durante o mês de setembro, diversas ações são realizadas em todo o país para alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, estimular o diálogo e oferecer apoio a quem precisa.
Em Andradina, o fórum reafirma esse compromisso, mostrando que iniciativas de escuta, empatia e acolhimento são ferramentas essenciais na luta pela vida.