O Comando de Policiamento do Interior - 10 está preparando a instalação da "Cabine Lilás" para atender todos os municípios da área. “A "Cabine Lilás" vai um espaço físico dentro do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) com policial militar especialmente treinado para apoiar e orientar as vítimas de violência doméstica e familiar, por meio de contato telefônico, a lidar com essas situações”, disse o subsecretário de Segurança Pública, Rogério Fagundes Vilhalva.
Segundo o Coronel PM Comandante, Marcos Rogerio Lemes, comandante do CPI -10, o atendimento na Cabine Lilás é realizado exclusivamente por uma policial feminina e que a iniciativa busca o combate à violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial contra a mulher.
Como funciona?
O serviço funciona pelo número de emergência 190, da Polícia Militar.
Na ligação, pode ser solicitado pelo atendente ou pela própria vítima, que é direcionada para uma sala reservada onde tem o tempo necessário para conversar, tirar dúvidas e receber informações sobre como se proteger naquele momento.
As vítimas passam a ter conhecimento sobre seus direitos e redes de apoio, como:
- assistência jurídica gratuita
- pensão alimentícia
- guarda dos filhos,
- abrigos disponíveis
- auxílio-aluguel
- atendimento à saúde
As atendidas também aprendem a usar os serviços do aplicativo SP Mulher Segura, do Governo de São Paulo.
Aplicativo
Segundo a SSP, uma das funcionalidades do app é o registro do boletim de ocorrência sem sair de casa.
O sistema também conta com o botão do pânico para casos de descumprimento de medidas protetivas pelo agressor.
O aplicativo ainda oferece orientações sobre como acionar viaturas policiais em situações de ameaça ou violência.