As árvores da espécie “Sete Copas” na calçada da avenida Barão do Rio Branco, ao lado das obras do Mercado Municipal de Andradina serão suprimidas. Nesta sexta (23) elas vão passar por uma poda de limpeza e serão retiradas no fim de semana. Segundo o secretário de Obras de Andradina, Geraldo Pilla, elas serão substituídas por espécies menos danosas a infraestrutura urbana.
“Infelizmente a supressão é a saída encontrada para sanar um risco iminente”, disse o engenheiro narrando que desde o início das obras do mercadão, foram identificadas raízes das sete copas no terreno e que tiveram que ser retiradas o que também comprometeu a sustentação das árvores. O risco de queda de galhos e até mesmo da árvore durante ventos é real.
As Sete Copas já foram muito populares na arborização de Andradina em razão de sua sombra, crescimento rápido e beleza. Contudo, não foram calculados os transtornos que essa espécie exótica poderia trazer.
Ao longo dos anos elas foram substituídas gradativamente, como espécie “Ficus” que ainda podem ser vistas na Praça Eduardo Ramalho Miranda (JBC). A presença deste tipo de árvores em áreas urbanas pode apresentar alguns problemas, principalmente devido ao seu crescimento rápido e sistema de raízes agressivo. A árvore pode danificar calçadas, tubulações e fios elétricos.