Andradina sedia no dia de hoje (8) o 7º Seminário Regional de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos. O programa foi lançado pelo Governo Paulista com a meta alfabetizar 90% das crianças com 7 anos de idade até 2026.
O evento reuniu centenas de professoras, coordenadoras, diretoras, secretárias municipais e dirigentes de ensino no Wakanda Resort. Destaque para a presença do prefeito Mário Celso Lopes, Primeira Dama Juçara Lopes, secretária de Educação Estela Cassiolato Goda, Dirigente Regional de Ensino, Nédia Marques Ikeda Pereira e Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP).
O evento reúne relatos das experiências regionais com o programa entre os articuladores. “Essa parceria valoriza a alfabetização como direito fundamental das nossas crianças e base para uma Educação de qualidade. Cada experiência compartilhada é relato vivo de uma transformação de realidades”, disse Nádia.
Sobre o assunto a secretária de Educação do Governo de Andradina, Estela Cassiolato Goda afirmou “todos que tem alma de professor não desiste nunca deste ofício maravilhoso. A alfabetização é a mola propulsora, sem alfabetização não temos advogados, médicos, pedreiros, sem alfabetização ninguém chega a lugar nenhum”. Estela afirmou ainda que o prefeito Mário Celso Lopes prestigia o desenvolvimento da Educação desde o primeiro dia de mandato e a evolução dos números é positiva em todos os aspectos. Luiz Miguel mencionou Andradina como exemplo para o Estado de São Paulo na Educação.
“Nem os maiores gênios do mundo usaram mais que 10% do seu cérebro. Todos nós nascemos com condições fantásticas de aprendizado e para isso nós precisamos ser ensinados doutrinados nós precisamos ser descobertos. E são os nossos professores as pessoas que tem essa missão. Eu quero parabenizar vocês que têm essa carreira brilhante por estarem aqui hoje fazendo esse encontro e não tenham dúvidas que o mais importante para o sucesso deste programa brilhante é o espírito de vocês”, disse o prefeito.
Entenda
Diversas pesquisas indicam que crianças não alfabetizadas na idade correta têm maior chance de insucesso escolar nos anos seguintes, de reprovação e de abandono dos estudos, o que traz consequências para toda a vida adulta.
O Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa da Seduc-SP, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Não há qualquer contrapartida financeira do Governo do Estado de São Paulo.
A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.