20 FEV 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Intensificação do cumprimento das normas de trânsito nas entradas e saídas das instituições de ensino
*Carta Aberta

Bom dia a todos.
Considerando os objetivos e a missão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na busca de trabalhar com a maior eficácia, eficiência e efetividade dos serviços prestados à população paulista e, consequentemente, aumentar a percepção de segurança de todos, isto tanto na área criminal quanto em outras áreas de atuação, como por exemplo na segurança de trânsito.

Considerando recente fato ocorrido em saída de escola, em que houve risco de atropelamento de aluno, soma-se ainda dentro desse contexto que vem chegando ao conhecimento da Polícia Militar reclamações sobre as vias próximas às escolas, em razão dos veículos que levam e buscam alunos com paradas e estacionamentos irregulares.

Assim, face ao acima exposto, venho por meio da presente mensagem solicitar aos colaboradores das instituições de ensino para que façam intensa orientação aos familiares e responsáveis dos alunos para que quando estiverem levando ou buscando estes assim o façam seguindo as normas de trânsito das vias.

Oportuno informar que recentemente a 1ª Cia de Andradina criou a Radiopatrulha de Motos, com função específica de fiscalização de trânsito, assim essa equipe, bem como as viaturas de atendimento 190 padrão, que realizam os pontos de estacionamento frente as instituições de ensino, realizarão a partir de amanhã intensificação na fiscalização de trânsito no contexto acima exposto, com o intuito principal de salvaguardar os alunos e demais pedestres.

Abaixo, seguem algumas das infrações que podem ser constatadas nas proximidades das escolas:
- Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória
- Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando criança menor de 10 (dez) anos de idade ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar da própria segurança;
- Dirigir utilizando telefone celular;
- ESTACIONAR VEÍCULO AO LADO DE OUTRO VEÍCULO EM FILA DUPLA;
- Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito, nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros ou onde haja intensa movimentação de pedestres;
- Conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares.

Lembrem-se! A observação é uma ferramenta de aprendizagem. As crianças observam como os pais e/ou familiares se portam e tendem a imitar as atitudes, suas posturas, suas condutas, sua educação e respeito ao próximo, e isso não é diferente no Trânsito.

Agradeço a atenção de todos!
Cap PM Diogo
Cmt da 1ª Cia Andradina.