30 JAN 2024
Encontro de Folias levou multidão à Moura Andrade
No último sábado (27) a Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude promoveu o tradicional Encontro de Bandeiras das Cia de Folia de Reis de Andradina. O evento realizado pela primeira vez na Moura Andrade atraiu centenas de pessoas que viram passar as folias mais tradicionais de Andradina (Cia Herdeiros de Belém; em seguida será a Cia Caminhando pra Belém; a terceira será a Cia Renascer em Cristo e a Cia Unidos de Belém, uma das mais antigas da cidade com uma história de mais de 60 anos).

Segundo o secretário de Esportes, Cultura,  Lazer e Juventude, Jonilcio Avelino da Silva, o Professor Careca da Natação, além da apresentação e comemoração a Santos Reis, esse evento foi uma preparação para o Encontro Regional de Folias de Reis previsto para o mês de abril onde serão convidados 20 Cia de Folia de Reis do Estado e convidadas de Minas Gerais.

Sobre
A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis. Nessa data, inclusive, costuma-se desmontar a árvore de Natal.
Conhecida também como Festa de Santos Reis ou ainda Reisada, a tradição da Folia de Reis é mais comum nos estados brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

A história da origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã, vinda de Portugal e Espanha e trazida ao Brasil no século XIX.

É celebrada pela Igreja Católica como forma de comemoração à visita dos três reis magos ao menino Jesus e costuma ter duração de 12 dias. Os três reis magos, chamados Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar teriam avistado no céu a estrela de Belém e então foram ao encontro de Jesus levando incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.

Os presentes levados ao menino Jesus possuem simbologia, já que o ouro representava a realeza, o incenso representava a divindade ou a fé e a mirra representava a imortalidade.

Na maioria das vezes, a festividade de Folia de Reis ocorre com a visita do grupo do festejo à casa das pessoas. Os moradores que recebem a visita da Folia de Reis ofertam comidas e prendas. Os integrantes agradecem e logo seguem para o próximo destino, passando pelas ruas da cidade.

Na ocasião, são cantadas e tocadas músicas que relembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus, sendo feito o uso de instrumentos como viola, acordeão, reco-reco, violão, tambor, pandeiro, caixa e bumbo. Além disso, são realizadas danças em celebração ao nascimento de Jesus e o seu encontro com os três reis magos.