24 NOV 2023
Governo de Andradina bate recorde de investimento em saúde nos últimos dez anos
O Governo de Andradina ampliou em São Paulo ampliou em 72,39% em relação ao investimento recebido pela administração anterior. O investimento total em saúde saiu de R$ 43.505.703,00 (quarenta e três milhões, quinhentos e cinco mil, setecentos e três Reais) em 2020 para R$ 75.000.000,00 (setenta e cinco milhões) em 2023.

Este é o maior orçamento para a Saúde nos últimos dez anos e se comparado o crescimento do investimento ano a ano, o valor investido pela administração Mário Celso Lopes é 400% maior do que em 2014, ou seja quatro vezes maior do que há 10 anos.

Análise feita pela equipe de Orçamento e Finanças da Secretaria da Saúde e revela um largo investimento no setor.

Além de aumentar o investimento o Governo de Andradina impactou o setor, comandando pela Secretária de Saúde, Maristela Marin, fazendo a intervenção na Santa Casa de Andradina que está sob nova direção e se recuperando e um “caos financeiro” deixado pela administração anterior, mudou a UPA 24 horas para um prédio anexo a Santa Casa, criou programas como o “Cirurgia Agora”, que financia cirurgias eletivas a pessoas que estão a espera na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) e o “Saúde na Rua” que leva um ambulatório médico aos bairros, entre outros.

Vale lembrar que durante a Pandemia da Covid 19, o governo de Andradina tomou a frente do combate ao coronavírus, ativando com investimento próprio uma Central de Atendimento Covid, instalando até mesmo uma indústria de oxigênio, um produto vital para o tratamento da Covid e que chegou a faltar em várias partes do Brasil.

Para futuro, o Governo de Andradina pretende ampliar o número de Unidades Básicas de Saúde, para bairros que anda não possuem nenhum ponto para as saúde e enfim abrir o atendimento no Centro de Hemodiálise.

O Tabu da Hemodiálise
O Centro de Hemodiálise de Andradina enfim vai abrir suas portas ao atendimento. Por determinação do prefeito Mário Celso Lopes a prefeitura vai “bancar” o custo de operação do Centro que atenderá prioritariamente os pacientes oriundos de Andradina e ofertar o serviço aos municípios da região.

O Governo de Andradina, que já vinha fazendo a sua parte pela abertura do Centro, nas possibilidades do Poder Executivo, agora juntou forças com a Comissão de Intervenção para enfim conseguir a abertura do Centro de Hemodiálise de Andradina.

O valor mensal a ser investido pela prefeitura é de aproximadamente R$ 200 mil, o suficiente para atender a 50 pacientes por mês. Atualmente em Andradina existem 35 pacientes que necessitam de atendimento de hemodiálise.

A decisão por não esperar mais o credenciamento do centro no SUS “foi para terminar com as difíceis viagens que esses pacientes tem que fazer para ter atendimento longe de casa”, segundo o prefeito.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024