07 NOV 2023
AGRICULTURA
Criadores tem até o fim do mês para vacinar rebanho contra a Febre Aftosa
A segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa e Brucelose 2023 já começou. A Campanha prossegue até o dia 30 de novembro e as declarações de vacinação devem ser entregues até o dia 15 de dezembro.

Nesta etapa, devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. No município a campanha em apoio da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar que faz a mobilização dos criadores e dá suporte técnico para a vacinação.

Segundo a secretária Leila Rodrigues, os esforços são para continuar mantendo Andradina dentro dos bons índices do Estado de São Paulo e seguindo as diretrizes Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Não podemos descuidar. Precisamos aumentar a cobertura vacinal garantindo boas condições sanitárias do rebanho para ver o Estado livre de aftosa”, disse a Secretária da Agricultura e meio Ambiente Leila Rodrigues.

Fique por dentro
A Febre Aftosa é uma enfermidade causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus). É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais e acomete animais biungulados (de casco fendido) como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Esta doença pode acometer rapidamente criações inteiras.

A brucelose é uma doença zoonótica, causada por bactérias do gênero Brucella sp.

Pode ser transmitida ao ser humano pelo contato direto (manejo) ou indireto (consumo de alimentos lácteos não pasteurizados) de animais de produção, como bois, vacas, ovelhas, búfalos, porcos, entre outros ou pelo contato com animais de companhia (cães).

Quem necessitar de apoio da Secretaria da Agricultura é só fazer o agendamento através do telefone (18) 3722-5505 ou direto na sede localizada na rua Guiomar Soares de Andrade, ao lado do antigo Bosque Municipal.