O Governo de Andradina, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, vai intensificar as ações contra a Dengue na cidade.
Segundo a secretária de Saúde, Maristela Marinho, o trabalho contra a Dengue acontece o ano inteiro e agora a intensificação está sendo antecipada antes da chegada do período mais chuvoso, para diminuir o número de criadouros e orientar a população quanto a proteger suas residências e a vizinhança contra a presença do mosquito transmissor.
A iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos dessas doenças e a importância de prevenir sua disseminação. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada, como pneus velhos, garrafas e recipientes descartados de forma inadequada.
A partir de amanhã, com uma ação no bairro Benfica será desencadeada uma verdadeira ofensiva contra a doença. O Governo de Andradina estará promovendo uma série de ações, levando conscientização, combate efetivo, distribuição de materiais informativos e palestras em escolas e unidades de saúde. Também existe a possibilidade de mutirões de limpeza em todos os bairros.
A população também pode contribuir no combate à dengue adotando medidas simples, como manter caixas d'água e reservatórios bem fechados, não acumular água em recipientes e não jogar lixo em terrenos baldios.
Segundo a coordenadora da Unidade de Vigilância e Endemias, Alessandra Rodrigues Brito, é importante que todos estejam engajados nessa luta. "Precisamos do envolvimento de toda a população para vencer essa batalha contra a dengue e leishmaniose. Com ações simples, podemos evitar a proliferação dos mosquitos transmissores e proteger a nossa saúde e a de nossos familiares", afirma.
A Secretaria de Saúde reforça que é fundamental que a população faça a sua parte no combate às doenças transmitidas por mosquitos e moscas, mantendo seus quintais e terrenos limpos e sem acúmulo de lixo ou água parada. “Com, a colaboração de todos é possível controlar a infestação desses vetores e garantir a saúde da população”, afirmou Maristela.