05 MAI 2023
OMS declara fim da pandemia da covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente, esta sexta-feira, o fim da pandemia da covid-19. Esta classificação estava em vigor desde 11 de março de 2020.

"É, com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global. No entanto, isto não significa que a covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nível global. Na semana passada, a covid-19 tirou uma vida a cada três minutos e estas são apenas as mortes de que temos conhecimento", afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

O responsável máximo da OMS deixou vários avisos sobre o significado do fim da pandemia, sublinhando que a doença não deve, a partir de agora, ser desvalorizada, pois continua a ser um risco real.

"O que esta notícia significa é que é tempo dos países fazerem a transição do modo de emergência para a começarem a gerir a covid-19 juntamente com outras doenças infeciosas", referiu o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde.

Tedros Adhanom assumiu ainda que, caso volte o contágio a tornar-se uma ameaça global, não terá pudores em declarar uma nova pandemia.

"Sublinho que esta não foi uma decisão precipitada. Trata-se de uma decisão que foi considerada com cuidado durante algum tempo, planeada, e tomada com base numa análise atenta dos dados. Se for necessário, não hesitarei em convocar outro comité de emergência caso a covid-19 volte a colocar o nosso mundo em perigo", alertou.

Segundo os dados mais recentes da OMS, a pandemia do coronavírus causou quase sete milhões de mortes em todo o mundo, tendo sido diagnosticados e reportados mais de 765 milhões de casos, mas as autoridades de Saúde acreditam que os números reais serão muito superiores. No Brasil morreram mais de 700 mil pessoas.

Para o combate à propagação da doença, foi lançada uma campanha de vacinação à escala global. Neste momento, já foram administradas mais de 13 mil milhões de doses da vacina contra a covid-19.

Em Andradina

Em Andradina a vacinação contra a Covid 19 continua sendo realizada Centro de Saúde Dr Eduardo Ramalho, na rua Paes Leme, das 8h as 16h.

Todas as pessoas com mais de 18 anos estão convocadas a tomar a vacina bivalente, que atua na prevenção das cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a variante ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes.

Para a secretária de Saúde, Maristela Marinho, é fundamental que a população busque uma unidade de atendimento para receber o reforço da proteção.

“As vacinas são a melhor resposta para o nosso sistema imunológico. É importante que todas as pessoas fiquem atentas aos critérios e procurem nosso Centro de Saúde para tomar a vacina”, afirma.