27 ABR 2023
Comitê de Combate avalia ações contra a Dengue em Andradina
O Comitê Municipal de Combate à Dengue de Andradina realizou um reunião de avaliação do quadro atual na cidade. Na ocasião, representantes dos órgãos públicos e entidades relacionadas acompanharam o balanço das atividades de combate ao Aedes aegypti em 2023.

Segundo dados do boletim da dengue, desde o início do ano, o município registrou 2394 notificações (pessoas atendidas com sintomas suspeitos da doença) e 1833 casos confirmados até o último dia 20. A cidade também registrou 1 óbito pela doença.

A secretária de saúde, Maristela Marinho, falou das ações de combate ao Aedes aegypti realizadas no município, que entrou em campanha contra a dengue em várias frentes, desde a conscientização até aplicações mais ofensivas como aplicação de fumacê. As ações também envolvem outros setores da prefeitura, como as Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Educação.

É dentro da Saúde que a maior batalha está sendo travada e por isso a política foi criar uma maior interação com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS); Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que são a principal linha de frente junto à população.

A secretária afirmou que para trabalhar com a prevenção da Dengue, assim como de todas as doenças relacionadas ao setor de endemias, é o mais eficaz para atingir os objetivos em relação a saúde pública.

No atendimento aos casos da doença, a estratégia foi ampliar o atendimento das duas principais UBS da cidade (Centro de Saúde e Vila Mineira) até as 22 horas e transferir atendimentos para as unidades dos outros bairros, afim de desafogar o atendimento na UPA 24 Horas.

Andradina Limpa
O programa Andradina Limpa também é uma importante ação para combater a Dengue na cidade. Desde o início do mutirão já foram realizadas 281 viagens de caminhões que recolheram 971 toneladas de entulhos que estavam nas residências.

Além de recolher entulhos, o objetivo mutirão é orientar à população de como eliminar possíveis criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela dos seus quintais. O mutirão vai percorrer toda a cidade

Números:

Vila Mineira: 350 toneladas
Quinta dos Castanheiras: 60 toneladas
Benfica: 150 toneladas
Stella Maris, Vila Botega, Parque Urubupungá, Jardim Brasil, Santo Antônio: 206 toneladas de entulho
Pereira Jordão: 205 toneladas

TAGS: