24 ABR 2023
Esplanada do Centro Cultural ganha jardim desértico
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes esteve na esplanada do Centro Cultural Pioneiros de Andradina prestigiando a inauguração oficial do jardim desértico anexo ao pergolado.

Para marcar a inauguração do local a secretaria de Esportes e Cultura, do secretário André Lopes, preparou uma programação artística que atraiu presenças com o a da Primeira Dama Juçara Lopes, do vice-prefeito Paulo Assis, da secretaria de agricultura e Meio Ambiente, entre outras.

O pergolado foi revitalizado pelo projeto Impacto Verde, que atua em sinergia com o Governo de Andradina. Nele é possível ver tumbérgias azuis, sete léguas e primaveras.

O jardim fica no cruzamento com a ferrovia, no mesmo local onde por quase 30 anos funcionou uma guarita e uma cancela. Segundo o responsável pelo projeto, o jornalista Moises Eustáquio de Oliveira, “após a recuperação e modernização do piso e instalação de nova iluminação do pergolado foi concluída a pintura e o envelhecimento da carroça decorativa, bem como a entrega dos cactos bolas que fazem parte do paisagismo escolhido para o local. Ainda é possível ver a tematização das pedras e cultivo de várias espécies de plantas, incluindo palmeiras, cicas e rosas do deserto. O local também tem uma iluminação diferenciada, composta por três holofotes.

IMPACTO VERDE

Idealizado pela Ong Impacto Verde, , com incentivo do Governo Municipal – através das secretarias de Cultura e Meio Ambiente - e colaboração de Styllys_Artes, o projeto inovador promete ser a principal atração no centro da cidade no momento.

Ressaltando que a execução do projeto é um trabalho voluntários da Ong Impacto Verde, entidade que também já criou canteiro com palmeiras no Santa Cecília e pretende desenvolver outros trabalhos do gênero em parceria com o Governo Municipal, especialmente focado nas praças.

COLABORADORES
Na lista de colaboradores desse jardim estão ainda a Pedreira Três Irmãos, Andramix Concreto, Skalla Terraplanagem, Feirão das Tintas, Águas de Andradina, Depósito Paulista, Serralheria Fiel, Dantas Ração, Dado Haick, Rava Artesanato e o casal Adriana e Airton Cândido.

22/04/2023
JARDIM DESÉRTICO-CENTRO CULTURAL