14 ABR 2023
CIENSP abre credenciamento de artistas para Circuito Cultural
O Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo – CIENSP abriu credenciamento de artistas regionais para a realização de um evento cultural na Rota do Pantanal Paulista.

O “Circuito Pantanal Paulista de Artes” será realizado para difundir a cultura e consolidar as tradições culturais já existentes, na região Noroeste do Estado de São Paulo.

O circuito vai percorrer as cidades de Andradina, Ilha Solteira, Mirandópolis, Pereira Barreto, Sud Mennucci, Valparaiso, Suzanápolis e Itapura.

O credenciamento para profissionais das áreas artísticas e cultural é para maiores de 18 anos de idade para projetos de no mínimo 60 (sessenta) minutos – exceto no caso de projeto de dança, que poderá ter, no mínimo, 30 (trinta) minutos.

Pelo menos 30% das vagas, em cada modalidade de projeto (dança, música, teatro, ilusionismo e oficina cultural) serão reservados aos artistas, oficineiros, duplas, coletivos e bandas que moram há pelo menos um ano em algum dos 21 municípios do CIENSP.

Os interessados poderão ter acesso ao edital/regulamento por meio eletrônico sem custo algum, através de solicitação a ser formalizada no endereço licitacao@ciensp.sp.gov.br, e na forma impressa mediante cópia a ser adquirida na sede do CIENSP, na Rua Floriano Peixoto, nº 1291, Centro, na cidade de Andradina-SP, Telefone (018) 3702-3150.

Saiba Mais
O Ciensp é presidido pelo prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleuterio Soares da Silva, e abrange os municípios de Andradina, Auriflama, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Monte Castelo, Murutinga do Sul, Nova Independência, Nova Luzitânia, Pereira Barreto, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Sud Mennucci, Suzanápolis, Tupi Paulista e Valparaíso.

Com cidades banhadas por dois importantes rios – Tietê e Paraná – as cidades dessa região possuem grande variedade de peixes e clima, fauna e flora semelhantes ao pantanal. Aqui, o turista encontrará ampla oferta de pesqueiros, diversas praias fluviais, gastronomia rica e diferenciada e boa infraestrutura de hospedagem. A uma distância média de 583 km em relação a São Paulo, a região soma cerca de 192,2 mil habitantes (pelas contagens do IBGE de 2020).

Itapura tem a sua Prainha Municipal que atrai muitos visitantes, e há eventos como a Festa do Peão, o Tucuna Free – o torneio de pesca ao tucunaré - além da bela Cachoeira do Córrego da Onça. Castilho desfruta de vocação para pesca esportiva (é banhada pelos rios Aguapeí, Tietê e Paraná), é margeada pelo lago artificial da Usina de Jupiá e também engloba o Parque Estadual do Aguapeí. Já Mirandópolis tem como cartão postal um dos mais belos templos católicos do interior paulista, a Igreja de São João Batista, com seus vitrais e ladrilhos e a comunidade Yuba, de cultura japonesa. A Praia Municipal de Pereira Barreto tem águas cristalinas, oferece belíssimo pôr do sol, além de espaço para banho, pescaria, esportes náuticos e muitos passeios.

Andradina, banhada ao norte pelo Rio Tietê, oferece turismo religioso de festas e romarias, tem turismo de negócios, além de ser a Terra do Rei do Gado, Antônio Joaquim de Andrade, fundador do município e maior pecuarista do Brasil. Em Valparaíso, as trilhas para motos fazem a alegria dos adeptos desse esporte, enquanto a cultura oriental está representada nos ornamentos montados com fonte luminosa e castelo bonsai na Praça Matriz da cidade. O Parque Balneário da ensolarada Ilha Solteira, com as praias Catarina e Marina, no Rio Paraná, possibilita a prática de esportes aquáticos. Da mesma forma, a cidade atrai competidores de todo o Brasil para torneios de pesca esportiva e o turista ainda pode curtir a boa culinária, muitos eventos e várias festas locais.

TAGS: