14 ABR 2023
Fundação Educacional quer abolir a utilização de copos plásticos

A Fundação Educacional de Andradina, está envolvendo alunos, professores e demais funcionários em agentes de transformação tendo a preservação do meio ambiente como tema fundamental de uma campanha que quer abolir a utilização de copos plásticos no ambiente escolar.

A campanha está incentivando a adoção de uma garrafinha, copo ou caneca feitos com material reciclável para que a utilização de aproximadamente 5 mil copos plásticos por mês seja extinguida.

Em vez de esse esforço ecológico se tornar algo realizado apenas uma vez por ano, ou deixado de lado e exposto somente em alguns cartazes que, depois de um tempo, ninguém mais vê, o projeto põe o tema na vida prática dos alunos. Pequenas atitudes podem mudar muitas coisas e o assunto é comum não só em sala de aula, mas em todos os ambientes da Fundação.

O objetivo da campanha é fazer todos os envolvidos entender, desde os primeiros anos na escola e nas esferas funcionais, a importância de falar sobre natureza, preservação e sustentabilidade. A campanha está tomando forma e aos poucos vai se tornar um exemplo que pode ser adotado em qualquer escola.
Você sabia?

Seja no tradicional cafézinho da manhã comprado na padaria ou apenas para saciar a sede enquanto você está em uma sala de espera, o uso de copos plásticos descartáveis faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Entretanto, quando analisamos com uma visão macro, este hábito tão rotineiro implica em impactos negativos de larga escala no meio ambiente.

O copo plástico leva em torno de 200 a 400 anos para se decompor e possui uma vida útil muito curta de apenas poucos segundos, e, quando destinado corretamente, apenas 20% é reciclado e o restante é descartado em aterros sanitários ou lixões o que acaba interferindo negativamente na decomposição dos resíduos orgânicos.