16 MAR 2023
DETECTA: Câmeras vão monitorar carros furtados e roubados em Andradina

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou a autorização para que 80 municípios da região Noroeste ampliem parcerias com o Governo de São Paulo no setor de segurança pública, entre elas Andradina. Os protocolos envolvem integração de cidades ao Sistema Detecta e ao programa Atividade Delegada, além de ações de trânsito.

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes já assinou o convênio para que a cidade integre o Sistema Detecta, plataforma que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. Além disso, garante mais agilidade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade.

"A cidade, nestes mais de dois anos de administração deu passos importantes para devolvermos a sensação de segurança ao cidadão com o detecta vamos instalar câmeras e integrar aos nossos sistemas e bancos de dados para que tenhamos informação sobre ilícitos, principalmente sobre veículos furtados e roubados, e para que possamos dispor o efetivo policial de uma forma mais eficiente", afirmou o subsecretário de Segurança Pública do Governo de Andradina, André Luis de Lima Augusto.

Entenda

O Detecta é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), do secretário Guilherme Derrite, e é o maior “big data” de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.SP.

A ferramenta utiliza câmeras e radares para checar em tempo real placas de veículos em trânsito, a fim de contribuir em operações policiais e à solução de delitos. As imagens vão para uma central de monitoramento e, caso seja constatada uma irregularidade, a PM é acionada. Atualmente, estão em funcionamento 6.451 leitores de placas em pelo menos 4.566 pontos.