06 OUT 2022
Prefeitura já castrou quase mil gatos em 2022
O Governo de Andradina, através da Unidade de Vigilância  de Zoonozes, castrou 987 gatos machos e fêmeas em 2022, um número considerado recorde. Desde que retornou com o programa municipal de castração animal, em abril de 2021, foram castrados 2.048 gatos. A castração é gratuita e pode ser agendada através do telefone (18) 3722 4910.

A castração de cães, animais maiores e com procedimento mais complexos, foram castrados 104 animais, entre machos e fêmeas. “A castração de cães está sendo realizada em duas frentes, através do convênio do CIENSP (Consorcio Intermunicipal do Extremo Oeste de São Paulo) e através de um processo licitatório em uma clínica particular”, afirmou Diogo Almeida da UVZ.

Segundo Diogo, devido a castração canina ser mais complexa e exigir exames pré-operatório, o processo é mais lento. “É importante salientar que nesta primeira etapa a castração canina está sendo agendada somente para cães assistidos pela APAAR (Associação Protetora dos Animais de Andradina e Região), de protetores independentes e para cães de rua”, explicou.

Ampliação
O serviço de castração deve ser ampliado na cidade com a utilização de duas emendas parlamentares  que somam R$ 120 mil que será empregada em uma licitação apenas para castração canina.

Enquanto toda castração felina na UVZ e castração canina via convênio CIENSP são ações e verbas exclusivas da Secretaria Municipal de Saúde.

Outros Serviços
A UVZ também disponibiliza o exame de Leishmaniose gratuito, basta população ligar e agendar, que a equipe vai até a casa da pessoa colher o exame. A Unidade também dispõe de vacinas antirrábica.