20 NOV 2021
Governo de Andradina participa de solenidade do Dia da Bandeira
O 28º Batalhão de Polícia Militar realizou nesta sexta-feira (19) a cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, com a incineração da Bandeira Nacional, sendo substituída por outra nova. O ato é tradicional para as corporações militares de todo país e caracteriza a reverência aos símbolos nacionais e a valorização do sentimento patriótico.

Historicamente a data é consagrada desde 1889, quando o pavilhão nacional foi definitivamente adotado pelo decreto nº 4, de 19 de novembro daquele ano. “Todos os anos, no dia em que se comemora o aniversário da bandeira nacional, todas as bandeiras inservíveis dos quartéis e demais repartições públicas e estabelecimentos de ensino têm um fim honroso, sendo solenemente queimadas. após a queima suas cinzas serão recolhidas em uma urna especial, como prova de nossa gratidão e do orgulho de sermos cidadãos brasileiros”, explicou uma nota da PM.

O Diretor de Segurança Pública de Andradina, André Luís de Lima Augusto, destacou que os valores militares estão cada vez mais se tornando referência para toda a sociedade civil, sendo uma satisfação receber convite para essa cerimônia, conde se incentiva e retoma as nossas tradições militares.

O evento
O início da solenidade aconteceu com a formação da tropa sob o comando do 1º SGT PM Milton, apresentando ao Tenente Coronel de Polícia Militar Osny Henrique Caldeira, comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
O hasteamento da bandeira nacional aconteceu pontualmente ao meio dia, seguindo uma tradição centenária. O ato foi executado pelo Tenente Coronel Osny, acompanhado do CB PM André Luis de Lima Augusto e do 1º SGT PM Kleber.
A cerimônia seguiu-se com a incineração das bandeiras nacionais inservíveis pelo desgaste sofrido devido ao uso prolongado. A honra coube ao CB PM Santa Terra, o praça mais antigo do 28º. Santa Terra que ingressou na polícia militar em 25/11/1992, portanto, com 29 anos de serviço. Após a incineração das bandeiras o evento foi encerrado com Hino Nacional.

BANDEIRA NACIONAL
A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua Independência. Desenhada por Décio Vilares, a Bandeira do Brasil é considerada uma das bandeiras mais bonitas do mundo. Suas cores representam as belezas e riquezas do país. Popularmente, o verde representa as florestas; o amarelo, o ouro presente, na época, principalmente em Minas Gerais e o azul, céu, rio e mares.

As estrelas representam cada um dos estados, além do Distrito Federal. Acima da faixa, com as letras “Ordem e Progresso”, está apenas a estrela do Pará, conhecida como Spica – Alfa da Virgem. Além dela, estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, representado estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Escorpião, com Paraíba, Sergipe e outros. O Paraná está no Triângulo Austral, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul.