Para reduzir o risco de interrupção no fornecimento de energia causado pela interferência de árvores na rede elétrica, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, em parceria com a Concessionária de Energia Elektro, realizou um workshop sobre Arborização e Poda Urbana (ABNT NBR 16246-1) qualificando podadores que atuam em Andradina. Segundo a secretária da pasta, Leila Rodrigues, o curso deu noções avançadas de poda de árvores e também os cuidados necessários com a rede elétrica.
“Manter galhos longe da rede elétrica é uma medida de segurança que deve ser levada a sério. Nos espaços públicos o trabalho da poda preventiva compete à prefeitura, mas nos imóveis residenciais e comerciais, cabe aos proprietários e responsáveis a contratação de podadores. Nossa missão é garantir a qualificação dos podadores para que eles garantam a segurança dos seus clientes e também evitar problemas no fornecimento de energia”, disse Leila Rodrigues.
Os galhos em contato com a rede elétrica podem provocar rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até curto-circuito elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Isso é ainda mais perigoso em dias de temporais.
Além de noções de segurança com a rede elétricos podadores foram treinados para seguir todos os critérios ambientais na hora da poda, retirando somente as partes que estão próximas à rede elétrica e priorizando a preservação das espécies com cuidados para não danificar as árvores.
O curso
O curso foi ministrado pelo eletricista Anderson Dias e pelo técnico florestal Gilberto Gariotto Filho que passaram passarão as técnicas de poda e os cuidados com a fiação elétrica. Além de fazer a poda certa, os alunos ainda foram treinados para evitar acidentes durante o trabalho, sabendo onde intervir e até onde ele deve chegar na hora de se fazer uma poda.
“A energia elétrica é fundamental para o bem-estar geral das pessoas, mas pode ser perigosa, se não adotarmos alguns cuidados. A prevenção sempre será uma aliada para evitar acidentes”.
O curso também instruiu sobre a importância de plantar espécies adequadas e manter os cuidados com a poda para que a árvore não avance sobre a rede elétrica. Uma das recomendações, por exemplo, é que o plantio não seja realizado em proximidade com os equipamentos elétricos, como postes, cabos e transformadores, coisa que é comum em Andradina.