Andradina/SP
Esta semana a Secretária de Meio Ambiente, Agricultura, Produção e Agricultura Familiar. Leila Rodrigues recebeu a doação de toneladas de alimentos orgânicos produzidos pela agricultura familiar .
“Esses alimentos começaram a ser distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar em Andradina por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS)”, explicou Leila.
O ato de doação contou com a participação de Executores do PAA em Andradina, representados pelo Engenheiro Agrônomo Renato Prates de Araújo e do Médico Veterinário, Josué Fermino dos Santos, que são representantes da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (EDR de Andradina) órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A distribuição acontece via Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e vai beneficiar mais milhares de pessoas.
O Programa
O PAA oferece a pequenos agricultores a garantia de compra de sua produção, gerando renda e inclusão social no meio rural. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea, o programa auxilia também no combate à fome de milhares de pessoas em todo País.
O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania.
Foto - crédito: Comunica Andradina/Prefeitura