14 ABR 2021
Prefeitura assina contrato para compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda

Andradina/SP

Um encontro entre o prefeito de Andradina/SP Mário Celso Lopes e membros da Cooperativa de Produtores e Negócios da Agricultura Familiar de Andradina "Canteiro Agrário", foi marcada pela assinatura de um contrato para fornecimento de alimentos para a Merenda Escolar.

Estiveram presentes o presidente José Marcelino Cafeo, Pablo Cafeo, Luzia Ferraiolo, a vice-presidente, Julinda de Oliveira Lopes, o CEO da Cooperativa Fernando Magno e o técnico do ITESP (Instituto de Terras de São Paulo) , José Roberto. Também participaram da assinatura o vice prefeito Dr. Paulo Pereira Assis e o Secretário de Governo, Assuntos Parlamentares e Institucionais, Ernesto Júnior.

A cooperativa será a principal fornecedora de alimentos, que virão do campo para aproximadamente 11 mil refeições diárias na merenda de mais de 5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino

"Estamos muito felizes com esta oportunidade de entregar nossos produtos para merenda escolar da nossa cidade, garantindo qualidade, um alimento saudável para as nossas crianças e também fortalecer a nossa agricultura familiar, gerar renda para o nosso cooperado. Temos que agradecer ao nosso prefeito, que tem nos motivado, nos incluindo nas suas prioridades e sonhado junto com a gente", Cafeo.

O prefeito Mário Celso Lopes, um verdadeiro entusiasta do desenvolvimento do campo em Andradina, acredita que essa relação próxima entre produtores e o consumidor final, as crianças, rende uma melhor e mais saudável nutrição para as crianças da rede pública e também ajuda a fixar o homem do campo dando uma finalidade para a produção nas pequenas propriedades rurais do município. “A riqueza das nossas terras só perde para a riqueza cultural de famílias que conheci que cultivam o campo juntos e fazem sentido a expressão Agricultura Familiar”, disse Mário.

"A cooperativa é resultado de um trabalho conjunto, com ITESP e SEBRAE, que tem nos dado todo suporte. Começamos a colher os frutos, mas virá muitos outros negócios pela frente. Encontramos no nosso prefeito Mario Celso, um grande aliado e entusiasta do cooperativismo. Posso afirmar que “o futuro já começou no campo também!", Fernando Magno, gestor da Cooperativa.

Na reunião foi possível retomar o assunto da implantação de uma “packing house”, no formato de incubadora de negócios do campo, que seria um local para processamento e empacotamento de produtos do campo para comercialização.

A Cooperativa

Fundada por cerca de 30 famílias de produtores da Agricultura Familiar de Andradina, oriundas dos Assentamentos Timboré, Timborezinho, Belo Monte e Arizona, a Cooperativa de Produtores e Negócios da Agricultura Familiar "Canteiro Agrário", tem como missão fomentar e promover o desenvolvimento da Agricultura Familiar de Andradina, tendo como mola propulsora o espírito de empreendedorismo, a construção coletiva, o princípio da sustentabilidade e a visão de que para se ter sucesso no campo também é preciso planejar, estudar o mercado, estabelecer metas e ações, investir em tecnologia, produzir e comercializar.

Foto - crédito: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura