O Horto Educacional “Hermenegildo Gildão de Oliveira” da Secretaria de Educação do Governo de Andradina realizou uma semana de atividades para comemorar o Dia da Árvore.
Com trilha ecológica, plantio de árvores e brincadeiras tradicionais infantis além de piqueniques, o espaço recebeu alunos de creches, escolas municipais e estaduais e até um colégio da cidade de Guaraçai, a Emef Valeriano Fonseca.
“O Horto é uma riqueza da nossa cidade, que dá a nossas crianças a oportunidade de conhecer a história através das árvores nativas, além do espaço especialmente voltado à leitura. A trilha ecológica é perfeita para a educação ambiental e principalmente para a valorização do meio ambiente no dia a dia”, disse a secretária da pasta, Lucilene Novais dos Santos.
Para a coordenadora do Horto, Rosimar Miyashiro, o trabalho desenvolvido de maneira lúdica através de contação de histórias e com abordagem voltada para crianças faz a diferença na absorção do conteúdo e na aplicação do aprendizado em suas vidas.
“Precisamos ter um olhar diferenciado para as crianças que estão com sede de saber, de aprender e experimentar. O Governo Municipal tem se preocupado em manter ações como a manutenção do Horto que fazem a diferença no currículo educacional cotidiano, o que torna o trabalho de certa forma até de cunho social, isso é extraordinário”, disse a coordenadora.
Já a Secretaria do Meio Ambiente que realizou plantio de mudas em diversos lugares do município com a participação de alunos da rede municipal e estadual, proporcionou outro momento aos cidadãos andradinenses com o projeto “Semeie uma vida, plante uma árvore”, na Praça Moura Andrade,onde foram plantadas 4.000 sementes de várias espécies nativas que produzirão mudas que serão utilizadas pela Secretaria.
Destaque também para o plantio de 6.000 mudas em torno do córrego do Gabião do Pereira Jordão. Vale ressaltar que Andradina é um município verde e possui em sua área urbana mais de 150 mil árvores.