Nos dias 29 e 30 de julho inicia a campanha do Governo de Andradina, em parceria com a CAMDA, Elos Raízen, AFOCAN (Associação dos Fornecedores de Cana da Alta Noroeste), AFCOP (Associação dos Fornecedores de Cana da Região Oeste Paulista) e Sindicato Rural de Andradina, para a coleta de embalagens de agrotóxicos para facilitar a devolução e a destinação correta desses materiais. O ponto para recebimento é o Recinto de Exposições Miguel Rodrigues da Silva. O horário de coleta é das 9 às 15 horas.
Prevista em lei, a devolução deve ocorrer no prazo de um ano após a compra. Aqueles que ultrapassarem este prazo, que não devolverem as embalagens ou que não seguirem as normas de higiene para a entrega poderão receber notificações e multas dos órgãos responsáveis pela fiscalização.
Os produtores rurais devem lavar as embalagens de forma adequada, armazenar, destinar e obter o comprovante de devolução. Vale ressaltar também que, além da apresentação dos comprovantes de devolução das embalagens em uma eventual fiscalização, as notas fiscais e receituários agronômicos são obrigatórios, pois isso dará a rastreabilidade dos produtos e a comprovação de que foram adquiridos em estabelecimentos credenciados e de confiança e não por meio de contrabando ou de outra forma inadequada.
A quantidade recebida por produtor será de 300 unidades por produtor rural.