A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do setor de Causa Animal, divulgou o balanço das atividades executadas no município em junho deste ano.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabrício Mazotti, explica que este setor é responsável pela gestão das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal no município. Entre as principais questões que passam pelo setor estão as denúncias de maus tratos, casos de negligência e de animais em situação de vulnerabilidade e também questão relacionadas a castrações.
“Em junho realizamos 186 atendimentos, 2 cirurgias, 38 castrações em cães, 10 em gatos, 73 castrações em mutirão, 19 adoções”, informou a responsável pelo Setor, Elaine Estelutti.
Segundo Mazotti, a esterilização de animais era uma das principais demandas quando ele assumiu a secretaria, pois tanto em caninos e felinos, a fila de espera para castração era enorme. “Pensando sempre no melhor caminho para conseguirmos dar atenção necessária aos animais criamos os mutirões de castração em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Fundação Educacional. “Assim pretendemos zerar a fila por castrações na cidade”, disse.
O próximo mutirão acontece em agosto e será específico para a castrações de gatos. O setor também atua nas denúncias de maus tratos e abandono e acredita na punição dos infratores pelas autoridades competentes, como uma solução para o fim desses casos.