Ocorreu neste último domingo (3), em comemoração à Semana Municipal da Capoeira em Dracena, o 16° Festival Interestadual de Capoeira. O festival reuniu mais de 200 competidores e aproximadamente 300 capoeiristas de 28 cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Durante o evento ocorreu a troca de graduações dos capoeiristas participantes.
Andradina, esteve presente com o Mestre de Capoeira Demilson Oliveira e seu Grupo Dandara Capoeira, ao qual ministra aulas da modalidade através do Projeto Artetude. Projeto este em que a Secretaria de Turismo, Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, oferta gratuitamente à população.
São três núcleos de Capoeira em que o Projeto Artetude disponibiliza, levando aulas à diversos pontos da cidade, como a Praça do CÉU, Centro Cultural, Bairro São João, e também em parceria com entidades como a Camenor e Camor, sob tutela dos Mestres Demilson, Wellington “Tatau” e Célio Roberto.
Sobre a Capoeira
A capoeira é uma prática cultural que surgiu no Brasil durante a época da escravidão, se trata de uma arte marcial afro-brasileira que combina elementos de luta, dança, música e acrobacias. No dia 5 de julho, comemora-se o Dia Mundial da Capoeira. A data foi instituída em 2009, durante a Primeira Convenção Internacional de Capoeira, no Azerbaijão.