O Ambulatório de Especialidades “Dr Carlos Guedes”, de Andradina está com o atendimento completo. A única especialidade a que funcionará decentralizada momentaneamente é a Pediatria, que está funcionando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até a adaptação de uma sala no ambulatório.
Segundo a Diretora do Departamento de Atenção às Especialidades, Mayná Mariana Ferreira de Oliveira, todas as UBSs contam com atendimento de pediatra no momento, deve-se passar por avaliação com o médico da família em sua unidade de saúde para avaliação e encaminhamento ao pediatra caso necessário.
“O ambulatório é uma unidade de saúde que oferece consultas e tratamentos em diversas especialidades médicas, geralmente com encaminhamento da rede básica de saúde. Isso significa que os pacientes que necessitam de atendimento especializado podem contar com uma unidade de saúde pública que oferece atendimento médico de qualidade e especializado”, explicou.
A diretora explicou que o objetivo do Ambulatório de Especialidades Municipal é ampliar a oferta dos cuidados especializados, visto que o Estado, através do AME, que é o responsável pelo cuidado não tem suprido a demanda necessária do atendimento as pessoas.
Especialidades Oferecidas
- Cardiologia
- Ortopedia
- Pediatria
- Psiquiatria
- Fonoaudiologia
- Psicologia
- Assistente Social
- Neurologia
- Ginecologia
O ambulatório funciona das 07:00 às 18:00.
Médicos de Família
A saúde pública municipal é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população, especialmente das crianças e idosos. Dentro da estrutura da saúde pública municipal, os médicos de família desempenham um papel crucial no atendimento é a partir desse atendimento que todas as pessoas da cidade podem ter acesso a especialidades.
“Eles são responsáveis por fornecer cuidados integrais e personalizados às famílias e indivíduos, abordando não apenas a saúde física, mas também a saúde emocional e social. Em especial à saúde das crianças, os médicos de família são responsáveis por atender esse público em diferentes fases do seu desenvolvimento. Eles realizam consultas regulares para monitorar o crescimento e o desenvolvimento das crianças, além de identificar e tratar problemas de saúde precocemente. Caso seja necessário há sempre o encaminhamento a especialidade de Pediatria”, disse Mainá.
Importância da Atenção Primária
A atenção primária é fundamental para a saúde das crianças, pois permite a detecção precoce de problemas de saúde e a prevenção de doenças. Os médicos de família são essenciais nesse processo, pois são os primeiros a entrar em contato com as crianças e suas famílias, e podem identificar problemas de saúde antes que eles se tornem graves.