A construção da segunda CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) de Andradina segue em ritmo avançado na Vila São João. O novo modelo adotado, a exemplo da unidade instalada no bairro Nova Canaã, “Prof. Gerson Paulino de Melo”, terá papel fundamental na ampliação do atendimento à primeira infância no município, com oferta de creche e Educação Infantil.
De acordo com o secretário de Obras, engenheiro Geraldo Pilla, a unidade receberá o nome de “Izabel Pizzo”, em referência a uma creche já existente no bairro. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 1,7 milhão.
O projeto segue o padrão Tipo C, desenvolvido para o Programa Proinfância, e terá capacidade para atender até 120 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, contemplando tanto vagas em creche quanto na Educação Infantil.
Ampliação de vagas
A ampliação da rede municipal de ensino infantil vem sendo reforçada desde o ano passado. Em 2025, a Prefeitura iniciou as atividades de uma nova creche com 80 vagas na Fundação Educacional de Andradina, no bairro Stella Maris.
Neste ano, também foram inauguradas as obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil “Prof. Gerson Paulino de Melo”, com investimento de cerca de R$ 2,7 milhões em uma área superior a 1.500 metros quadrados. A unidade passou a oferecer 150 vagas, sendo 80 destinadas à creche e 70 à Educação Infantil.
Segundo a secretária de Educação, Estela Cassiolato Goda, somente com a ampliação da CMEI “Gerson Paulino” o déficit de vagas em creche já estaria eliminado. “Com a CMEI Izabel Pizzo, Andradina terá vagas de creche sobrando, o que é inédito na história do município”, afirmou.
Para o prefeito Mário Celso Lopes, ampliar o número de vagas em creches é reflexo do desenvolvimento econômico da cidade. “Aumentar o número de vagas em creches é uma missão positiva, já que quando há necessidade de mais vagas é porque a oferta de emprego aumentou. Desde o início do nosso governo, geramos 3.866 novos empregos com carteira assinada”, destacou.