Andradina recebeu representantes dos municípios da Região dos Lagos para a realização da Oficina Regional de Fortalecimento para a Vigilância Sanitária no Planejamento Municipal. O evento, promovido pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e a Prefeitura reuniu autoridades, gestores e servidores comprometidos com a saúde pública.
Segundo a secretaria de Saúde, Maristela Marinho, a Oficina foi um marco na formação de lideranças e servidores públicos de saúde da região. “Foi uma jornada de aprendizado e fortalecimento do papel estratégico da Vigilância Sanitária no fortalecimento das políticas públicas de saúde”, disse.
Durante a oficina, que terá pelo menos três fases, os participantes trabalham na formulação de um documento técnico com
propostas e metas integradas, que será apresentado aos gestores municipais de saúde como subsídio para o planejamento de políticas públicas locais.
Vigilância Sanitária: atuação que protege a população
Além de sua função tradicional de fiscalização, a
Vigilância Sanitária tem atuação direta na promoção da saúde por meio do
controle de alimentos, produtos e serviços que afetam a vida cotidiana da população. Isso inclui desde o monitoramento de estabelecimentos comerciais até o acompanhamento sanitário de hospitais, clínicas, farmácias, indústrias e ambientes públicos.
Com iniciativas como essa oficina regional, Andradina
reafirma seu compromisso com a excelência técnica, o planejamento estratégico e a cooperação intermunicipal, sempre com foco na segurança e qualidade de vida da população.