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Notícias
OUT
06
06 OUT 2025
SAÚDE
20% dos andradinenses faltam a consultas e espera só cresce
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Falta em consultas compromete atendimentos na rede pública de saúde

A ausência de pacientes em consultas, exames e procedimentos médicos previamente agendados tem se tornado um dos principais desafios enfrentados pela rede pública de saúde de Andradina. Conhecido como absenteísmo, o fenômeno se refere à falta não justificada de compromissos assumidos, um hábito que tem gerado impactos diretos na qualidade e eficiência dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, dois em cada dez pacientes de Andradina (20%) que possuem agendamento em unidades de saúde do município não comparecem e não avisam com antecedência. A prática resulta no desperdício de tempo, recursos e estrutura, prejudicando outros usuários que aguardam por atendimento.
 
“No contexto da saúde pública, o absenteísmo representa uma quebra na continuidade do cuidado, além de gerar desperdício de recursos e desorganização na gestão dos serviços”, explicou a secretária de Saúde de Andradina, Maristela Marinho.
 
Além do prejuízo logístico, a ausência sem aviso impacta o diagnóstico precoce e a continuidade de tratamentos, podendo agravar o quadro clínico dos pacientes. Os profissionais da saúde ficam ociosos, horários são desperdiçados e a fila de espera já considerada longa se torna ainda mais lenta.
 
“A demora para atendimento em algumas especialidades ou exames é uma das maiores reclamações, não só em Andradina, mas em todo o país. E, enquanto muitos esperam, há pacientes que simplesmente não aparecem no dia marcado”, reforçou a secretária.
 
Entre os meses de junho e agosto deste ano, uma única unidade de saúde do município registrou cerca de 300 faltas em consultas agendadas e aproximadamente 230 ausências em exames. A orientação é clara: pacientes que não puderem comparecer devem desmarcar com antecedência — o que pode ser feito de forma simples, por telefone ou pelo aplicativo oficial da Prefeitura.
 
Mesmo com alertas constantes feitos pelos atendentes nas unidades e até com cartazes fixados nos postos, a adesão ao aviso prévio ainda é baixa. A Secretaria de Saúde reforça que, embora o absenteísmo não seja o único fator que impacta a fila de espera no SUS, ele representa uma barreira significativa ao bom funcionamento do sistema.
 
“A demanda é muito grande, e quando as pessoas não avisam, temos problemas com a agenda. Faltar sem comunicar tira a oportunidade de outro paciente ser atendido naquele horário”, concluiu Maristela.
 
A Prefeitura de Andradina estuda novas estratégias para conscientização da população e redução do índice de ausências injustificadas, buscando tornar o sistema mais eficiente e acessível a todos.
 
 
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